Bactéria revoluciona aplicações tecnológicas em resposta ao clima

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Capital goiana do agronegócio, Rio Verde possui um grande potencial produtivo e cresce em ritmo acelerado, impulsionado pelo campo. Ao caminhar pela Tecnoshow, uma das feiras mais importantes do calendário agrícola brasileiro, a equipe do site Agroclima encontrou soluções sustentáveis para aumentar o desempenho das lavouras.

O que chamou a atenção foi uma solução biológica e muito tecnológica fundamentada à partir de uma bactéria. O desenvolvimento e a avaliação desta nova tecnologia levou em consideração as características climáticas relacionada a temperatura e radiação solar. Veja:

Imagens: Agronews

Tecnologia pode ser utilizada com o sistema convencional e plantio direto

O plantio convencional exige a preparação do solo de forma mais intensiva, ou seja toda a vegetação do terreno é removida e a terra é revolvida por meio da aração e da gradagem. Enquanto o plantio direto é conservacionista, mantendo a cobertura morta sobre o terreno. Os dois métodos são muito utilizados no Brasil e têm vantagens e desvantagens.

A umidade do terreno é um fator a ser avaliado para a escolha entre plantio convencional e plantio direto. Como a cobertura morta acaba conservando a umidade do solo, essa técnica não é indicada para culturas que podem ser prejudicadas por essa condição e para áreas com pouca permeabilidade ou clima muito úmido naturalmente. Por outro lado, o uso da cobertura é muito eficiente para controlar a temperatura do solo, reduzir a compactação, a erosão e a lixiviação no terreno e até mesmo para diminuir a infestação de plantas daninhas. Tudo isso faz do plantio direto o sistema ideal para agricultores preocupados em manter a sustentabilidade das suas áreas produtivas.

Imagens Agronews

Qual melhor horário para aplicação?

Um erro que pode ser muito comum é não respeitar as condições climáticas na hora de realizar uma aplicação nas lavouras. Períodos com altas temperaturas, radiação solar muito intensa podem não favorecer a absorção pela planta, assim como temperaturas muito baixas.

Imagens Agronews

O monitoramento do clima é importante para saber qual o horário da melhor janela ideal de temperatura para o período de aplicação. Por isso, saiba como as mudanças climáticas impactarão o seu negócio. Obtenha o relatório completo!

Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar

Lavoura de milho – divulgação Corteva