Excesso de chuva prejudica colheita em Santa Maria

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em Santa Maria, a colheita foi novamente prejudicada pelo excesso de chuvas, especialmente a oeste da região.A maior parte das lavouras de soja encontra-se no final do ciclo, e cerca de 60% da área foi colhida. A produtividade média alcançada está em torno de 3.300 kg/ha. Contudo, os produtores continuam receosos em relação à continuidade da colheita nas lavouras restantes, pois as projeções indicam a ocorrência de novo período chuvoso.

Na Fronteira Oeste, a colheita abrange de 50% a 60% da área cultivada. As lavouras colhidas recentemente estão apresentando melhores produtividades do que as primeiras áreas colhidas em março, e alcançam até 4.000 kg/ha. Porém, ainda há relatos de lavouras com média de 2.400 kg/ha. Essa variação é influenciada por diversos fatores, como a época de semeadura, a cultivar utilizada, as variações de solo, o acumulado de chuvas e a eficiência no manejo fitossanitário.

Em Erechim, 87% da área foi colhida, e 13% encontram-se em fase de maturação. A produtividade se mantém próxima a 3.800 kg/ha. Em Frederico Westphalen, a produtividade alcançada é de 3.840 kg/ha, representando aumento de 6% em relação à expectativa inicial. A qualidade do produto colhido é considerada muito boa.

Em Ijuí, a colheita está se aproximando da conclusão com 91% de área colhida. A produtividade média é de 3.700 kg/ha. Ao sul da região, em Jóia, a colheita está mais atrasada, restando perto de 30% por colher. Não foram observadas perdas de qualidade, em função do clima úmido, nas lavouras ainda não colhidas. As lavouras de soja de segundo cultivo apresentam alta incidência de ferrugem, o que está causando a queda prematura das folhas, impactando negativamente a produção.

Leia: Alerta de temporais no RS

Tendência do tempo para os próximos dias no Rio Grande do Sul

Neste sábado (27/04), uma nova frente fria chega à noite no Rio Grande do Sul. Para a faixa oeste, campanha, sul e central, a condição será de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol a partir da tarde. Alerta para tempestades (temporal + chuva volumosa) na região sul. Para a faixa das Missões, norte e serrana e metropolitana, o sol aparece mas com previsão de pancadas de chuva principalmente à noite. Alerta para temporais na região das Missões.

No domingo (28/04), o tempo permanece instável no estado. Na região central, vales, metropolitana, serrana, norte e Missões, condição de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. Alerta para temporais em todas as regiões. Para a faixa oeste, há previsão de pancadas de chuva à tarde, com sol predominando na maior parte do dia. Para a campanha no sul do estado, o tempo volta a ficar firme, sem chuva.

Na segunda-feira (29/04), um sistema de baixa pressão no Paraguai somada com a forte infiltração marítima (vento que sopra do mar para o continente) mantém o tempo instável no Rio Grande do Sul. Para o oeste, campanha, sul, central, vales e metropolitana a condição será de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. Alerta para temporais na região metropolitana, vales e serrana. Para a faixa Norte, o sol predomina, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde.

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar