Colheita do milho atinge 93% no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A colheita do milho no Rio Grande do Sul atinge 93% da área cultivada no Estado. O restante que falta ser colhido ainda não atingiu o grau de maturação nem o teor de umidade necessário para a operação.

Em Bagé, a colheita alcança 87% da área total cultivada. Em Candiota, o excesso de umidade provocou a germinação de grãos na espiga em algumas lavouras. Em Caxias do Sul, restam cerca de 15% a serem colhidos na Serra e Campos de Cima da Serra, o que representa aproximadamente 13 mil hectares. As áreas que ainda não foram colhidas apresentam perdas em volume e qualidade de grãos. O rendimento médio da safra é de 6.590 kg/ha.

Em Erechim, a cultura foi totalmente colhida. Em Ijuí, houve a retomada da colheita, e a cultura se aproxima do final da safra com perdas estimadas entre 20% e 30% por causa da alta umidade do grão.

Em Pelotas, a colheita não avançou, e a área colhida segue em 40% da área cultivada. A expectativa de produtividade reduziu para 2.578 kg/há. Em Santa Rosa, a cultura entra na reta final da safra: 96% da área colhida e 4% em fase de maturação do grão. A produtividade média esperada para o milho era de 8.590 kg/ha, mas as condições climáticas adversas reduziram a média para 5.520 kg/ha, o que representa queda de 35%. Doenças e chuvas intensas na floração também contribuíram para a redução. Iniciou-se o processo de pré-custeio para a safra 2024/2025 e alguns plantios de cobertura.

Em Soledade, o clima dificulta a colheita do milho safrinha, que fica limitada a colheitas manuais em pequenas áreas; nas áreas maiores, aguardam-se melhores condições de umidade para a entrada de máquinas. A umidade elevada dos grãos exige um longo período seco para secagem antes do armazenamento. Atualmente, 12% das lavouras estão em enchimento de grãos, 18% em maturação, e 70% foram colhidas.

Tendência do Clima para Junho

Neste sábado, 01 de Junho, o sol aparece em todo o Rio Grande do Sul. O ar frio de origem polar começa a enfraquecer e as temperaturas têm um ligeiro aumento.

No domingo (02/06), uma nova frente fria avança pela costa da Região provocando chuva isolada e de fraca intensidade no oeste, campanha, sul, centro, vales e Porto Alegre. Nas missões, noroeste, norte, nordeste e serra o predomínio é de tempo firme e sem chuva.

Na segunda-feira (03/06), chove no litoral norte, vales e Região metropolitana de Porto Alegre. Nas missões, noroeste, norte e serra, céu nublado com chuva a qualquer hora do dia. Apesar do retorno da chuva, não tem expectativa de volumes significativos. Na fronteira oeste, campanha e sul o sol aparece entre muitas nuvens e não chove. As temperaturas voltam a cair em todo o Estado. 

Veja aqui a análise para todo o mês de Junho

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar