Muito sujeito às condições climáticas, o tomate e a batata são duas culturas muito representativas para o estado do Paraná. De acordo com o engenheiro agrônomo Paulo Andrade, do Departamento de Economia Rural (Deral), a batata e o tomate são as principais culturas entre os 51 produtos olerícolas mais tradicionais do Estado.
Por causa do clima, a batata de segunda safra, plantada em 10,5 mil hectares, pode render 317,8 mil toneladas, volume 5% menor que as 334,5 mil toneladas colhidas no ciclo anterior.
Colheita do tomate primeira safra está concluída
Já o tomate de primeira safra terá uma pequena elevação. A estimativa é colher 146 mil toneladas, um aumento de 1% em relação às 145 mil toneladas do ano passado. A colheita está praticamente terminada.
Já, o tomate segunda safra, que tem 66% dos 1,6 mil hectares colhidos, pode chegar a 109 mil toneladas, ficando dentro das previsões.
A mandioca não sofreu com intempéries climáticas e pode ter produção 6% superior, saindo de 3,4 milhões de toneladas para 3,7 milhões de toneladas, segundo o levantamento do Deral.
Leia também: Trigo apresenta bom desenvolvimento no Paraná
Veja aqui a análise para todo o mês de Junho
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!
Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar