Seca e temperatura acima da média afetam milho segunda safra no PR e oeste paulista

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A falta de chuva e a temperatura acima da média impactaram o milho segunda safra em algumas localidades do Paraná e do oeste paulista. Produtoras rurais reportaram ao Agroclima que os efeitos começam a ser sentidos dentro das lavouras.

É o caso de Giovana Florentino, que ao vistoriar sua safra de milho segunda safra já observa os efeitos do clima adverso em sua propriedade. “A seca e a alta temperatura já provocaram estragos nesta safra de milho aqui em Narandiba, oeste paulista. Aqui o plantio é mais tardio e na fase da cultura de enchimento de grão não choveu nada e isso, foi muito ruim pro milho. Estamos contabilizando colher cerca de 70 sc/alq”, comenta Florentino.

Esse calor diminui os riscos de geadas, mas aumenta a evapotranspiração, reduzindo a umidade do solo, um fator que pode afetar o fim do ciclo do milho safrinha.

No Paraná, a alta temperatura associado ao tempo seco também tem impactado o milho segunda safra. A umidade do solo está baixa em importantes regiões produtoras.

Débora Cristina, é produtora rural em Luiziania, no Paraná e já iniciou a colheita da segunda safra de milho. “Esse ano a seca judiou o milho. Foi bem ruim, não choveu nada na hora da fase de enchimento do grão. Aqui as terras são vermelhas argilosas e, normalmente colhemos de 370 a 400 sc/alq. Com o clima adverso, se der 200 sc/alq vai ser muito. Espero que a venda deste milho ajude a pagar os custos do adubo”, explica a produtora.

Previsão para os próximos dias no Paraná e oeste de SP

A semana vai terminando sem mudanças no padrão de tempo para o estado do Paraná e o oeste de SP. Sábado de sol e temperaturas elevadas em todo o estado do Paraná. O primeiro final de semana de inverno ainda vai ser seco. Não tem previsão de chuva no sábado para nenhuma região e a umidade no norte paranaense deve se manter abaixo dos 30%.

Domingo de calor. A condição de tempo aberto e baixa umidade do ar continua, principalmente no centro-oeste e norte do PR. A capital pode ter recorde de calor para junho com máxima prevista de 28 °C. Não há previsão de chuva em nenhuma região. As chances para chuva aumentam entre segunda (24/06) e terça-feira (25/06), com a passagem de uma frente fria.

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar