Setembro começa quente nas lavouras de cana de açúcar

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As rodadas dos modelos de previsão do tempo já mostram que uma nova onda de calor irá ganhar força nesta primeira semana de Setembro. As condições de tempo seco e calorão irão predominar sobre grande parte das áreas produtoras de cana.

Risco de incêndio alto

As frentes frias que conseguiram avançar em Agosto ajudaram de forma pontual na disponibilidade hídrica no leste de São Paulo, região de Presidente Prudente e Assis e também no Paraná e sul de Minas. Porém, com a intensificação do tempo seco a queda da umidade do solo será observada.  

No campo, o risco de incêndios deve se acentuar nos próximos dias, principalmente sobre as áreas que o ar quente e seco irá atuar diminuindo a umidade do ar e aquecendo o solo nos campos. Consequentemente, o cenário irá afetar a disponibilidade hídrica, inclusive em áreas canavieiras de São Paulo. O calor irá chamar a atenção e beirar temperaturas muito elevadas. Não se descarta recordes de temperatura. Vale lembrar que as condições coloca em risco as lavouras e operações de corte e moagem da cana de açúcar.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, há uma tendência de mudança mais significativa no tempo somente para a segunda semana de setembro, com o avanço de uma nova frente fria, que por enquanto deve provocar chuvas mais significativas somente para o Sul do Brasil. Mas ainda assim, deve provocar um ligeiro alivio para o Sudeste e em algumas localidades de Mato Grosso do Sul.

Aprosoja MT investe em estações meteorológicas

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!