Produtor gaúcho intensifica semeadura do milho safrinha antes da chuva

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No Rio Grande do Sul, os produtores estão no campo realizando a semeadura do milho silagem. Estão previstos 357.311 hectares de área cultivada para silagem, o que indica redução de 1,33%, pequena em comparação aos 362.131 hectares cultivados na safra 2023/2024, de acordo com levantamento da Emater/Ascar-RS.

A produtividade estimada é de 38.440 kg/ha, assinalando aumento de 22,70% em relação à última safra. Esse incremento na produtividade resultará na produção de 13,73 milhões de toneladas, isto é, 24,33% maior do que o total colhido em 2024, quando foram produzidas 11,05 milhões de toneladas.

O aumento de produtividade atuará como contrapartida à diminuição da área cultivada, contribuindo para uma oferta ampliada de alimento conservado destinado a animais, especialmente bovinocultura leiteira.

Em Erechim, os produtores buscam crédito para a aquisição de insumos e para a implantação das lavouras. O preparo de áreas para semeadura foi intensificado, e algumas foram semeadas. Em Frederico Westphalen, a semeadura foi intensificada em razão da previsão de chuvas, ocorridas no período.

Previsão do tempo para o RS nos próximos dias

Nesta terça-feira (03/09), o sol predomina ao longo do dia em todo o Rio Grande do Sul. A umidade na faixa norte ficará abaixo de 30%. Na quarta-feira (04/09), o tempo muda em todo o estado. Os meteorologistas da Climatempo, alertam para ocorrência de temporais na faixa oeste, Campanha, sul, região metropolitana e Serra entre a tarde e a noite. Nas demais regiões do estado também haverá chuva, mas sem alerta para temporais.

Na quinta-feira (05/09), o tempo volta a ficar firme em todo o estado. Uma nova massa de ar frio derruba as temperaturas. Há previsão de geada na Campanha Gaúcha e nevoeiro na faixa central do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (06/09), o sol predomina ao longo do dia em todo o estado. O destaque fica para o tempo frio, com previsão de geada na Campanha, região central e norte do Rio Grande do Sul.

Leia também: Tempo seco marca o fim do vazio sanitário no Paraná

Aprosoja MT investe em estações meteorológicas

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!