O Pará já possui autorização para iniciar o plantio da nova safra 24/25 em todo o estado. Mas, o produtor está à espera das chuvas plantadeiras.
De acordo com o presidente da Aprosoja-Pará o estado se divide em três períodos para a semeadura da soja (Região I4, II5, III6). A medida visa racionalizar o número de aplicação de fungicidas e reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi às moléculas químicas utilizadas no controle desta praga. A portaria nº 1.111/2024, foi publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O Pará tem vivenciado um grande crescimento na fronteira agrícola do agronegócio da soja. A área plantada vem aumentando a cada safra. Porém, as condições do clima não estão favoráveis para o arranque do plantio na maior parte do estado. Sem chuva regular e altas temperaturas observadas, dificilmente uma semente vinga no chão sem umidade suficiente. Muitas áreas, localizadas no sul do Pará que já deveriam ter iniciado a semeadura, estão atrasados.
A boa notícia que de acordo com os meteorologistas da Climatempo, à partir desta terça-feira (24/09), já são esperados pancadas de chuva em algumas áreas do estado. A chuva também está prevista para ocorrer na quarta-feira (25/09) e na quinta-feira (26/09). Veja o acumulado par ao período no mapa abaixo:
“A chuva desta semana em algumas regiões do Pará ainda irregular e mal distribuída, sem grandes acumulados. Porém, em alguns momentos e localmente pode cair forte sobre algumas localidades”, prevê o meteorologista Marcelo Pinheiro.
Vale destacar que na maior parte do estado, o tempo seco e muito quente vai manter o déficit hídrico muito acentuado, alertam os meteorologistas.
No Podcast Agrotalk: Primavera quente com La Niña? Veja o prognóstico