Uma mudança na circulação dos ventos sobre o Brasil está permitindo o aumento da umidade em algumas áreas entre o Maranhão e Tocantins. O calorão com o aumento da umidade foram a combinação perfeita para a formação de nuvens carregadas que provocaram pancadas de chuva com raios e ventos fortes sobre algumas localidades do estado, na última terça-feira (24/09). Houve registro de chuva em Santa Fé do Araguaia (TO), Dois Irmãos (TO) e Imperatriz (MA).
Foto: Divulgação : imagens feitas por pessoas que passavam por Imperatriz, na hora da chuva
Em Tabocão (TO), um temporal acompanhado de fortes ventos derrubou a estrutura de um estacionamento de um posto de combustíveis as margens da BR-153. Ninguém se feriu.
Foto: Divulgação
na tarde desta quarta-feira (25/09), a capital Palmas também registrou pancadas de chuva com registro de uma rajada de vento d e91km/h, segundo dados do aeroporto local.
Será que a temporada de chuva está começando?
A atmosfera está começando aos poucos a trazer chuva para a região entre o sul do Maranhão e o centro-norte do Tocantins. Os produtores rurais estão preocupados porque o vazio sanitário termina dia 30 de setembro e o início do plantio da nova safra estará liberado no primeiro dia de Outubro. Porém, o déficit hídrico do solo e as altas temperaturas observadas no campo impossibilitam o plantio da nova safra.
De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, até segunda-feira (30/09) essas pancadas de chuva ainda poderão acontecer em vários municípios do Tocantins por causa da presença do ar úmido e do calor que ajudam a formar as nuvens de chuva.
“Vale destacar, que a chuva não é generalizada. Isso significa que não são todos os locais do Tocantins que irão registrar chuva. A tendência para os próximos dias é de uma precipitação irregular, pipocando entre um local e outro dentro do estado. A chuva só deve se tornar mais frequente e regular no decorrer do mês de novembro e até lá mesmo com a ocorrência de chuva o calorão de 40ºC, ainda será observado no estado tocantinense”, alerta Pegorim.
Mapa com tendência de chuva para o período da Primavera na Região Norte
Veja também: Clima favorece avanço da semeadura do milho no RS
Previsão para a Primavera 2024, La Niña pode atuar durante a estação?
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!