Chuva no Rio Grande do Sul pode paralisar plantio e aplicações

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta terça-feira (01/10), uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e reforça as instabilidades sobre o estado gaúcho. A Climatempo chama atenção para chuva forte e até mesmo eventuais temporais em todo o estado. Na Campanha gaúcha, na fronteira oeste e no sul gaúcho, há risco para temporais e chuva volumosa, que deve vir seguida por fortes rajadas de vento (entre 50 e 70km/h) e com chance para eventos de granizo isolado.

Getty Images

Milho primeira safra

Essa chuva toda deve paralisar momentaneamente as operações de plantio e aplicação de nitrogênio em cobertura nas plantas em estágios V3, V4, V6 e V7. Em Alegrete, mais de 605 do milho primeira safra já foi semeado. Em Caxias do Sul, nos Campos de Cima da Serra, e a semeadura alcançou 10% da área projetada. Em Santa Maria, 27%, em Passo Fundo, 50% e em Frederico Westphalen, 90%. Em Erechim, a semeadura atinge 70% da projeção e em Ijuí, 80%.

A chuva prossegue na quarta-feira (02/10) em algumas áreas. O dia amanhece com chuva no centro e norte do estado, em áreas que percorrem a região das missões, nos vales, Grande Porto Alegre, serra gaúcha, litoral norte, norte e noroeste gaúcho. Nessas áreas, há chance de temporais localizados. No decorrer da tarde, o tempo permanece instável, com chance para pancadas isoladas e localizadas. Já em áreas do centro-sul do estado, na campanha gaúcha, fronteira oeste e litoral sul do estado, o tempo permanece firme ao longo do dia, com destaque para as temperaturas mais baixas.

Na quinta (03/10) e na sexta (04/10), o tempo fica firme. O sol aparece entre nuvens. Na quinta-feira, a sensação ainda é de frio, mas na sexta a temperatura segue uma tendência de voltar a subir com sensação de calor na região das Missões e noroeste gaúcho.

Tendência para a segunda semana de Outubro

Para o sábado (05/10), os modelos de previsão mostram uma tendência de uma segunda frente fria que avança da Argentina e chega na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e no domingo (06/10) avança sobre o Sul do Brasil.

Veja abaixo uma rodada do mapa com uma tendência de precipitação de 07 a 12/10. A chuva neste período acumula valores significativos em parte do oeste da Região Sul e chega em áreas do interior do Brasil que aguardam para iniciar o plantio da nova safra, como é o caso do oeste baiano.

Vale destacar, que é uma simulação dos modelos e que diariamente as atualizações podem sofrer alterações. Mas de qualquer forma, é um sinal e, os meteorologistas da Climatempo estão acompanhando as rodadas dos mapas. Fique de olho aqui e em nossas redes sociais sobre as atualizações diárias.

Leia também: Agricultores usam tecnologias digitais para enfrentar desafios e melhorar os seus negócios

Produtor quer adotar inovação para enfrentar mudança climática

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!