A expectativa nesta safra é que a área de soja safra 24/25 no Mato Grosso do Sul seja 6,8% maior que o ciclo anterior, atingindo 4,501 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 51,7 sc/ha, a média de sacas por hectare com uma perspectiva de produção é de 13,977 milhões de toneladas. A estimativa é da Aprosoja/MS com base na média dos últimos 5 anos.
Plantio e preparo do solo
Nos municípios da Região norte e nordeste do estado, a maioria das propriedades se encontra nos últimos preparos de solo para dar início ao plantio da soja. Nas demais áreas do estado, é possível observar que algumas lavouras apresentam fileiras em estágio de emergência (V3), quando começa a despontar os brotos na superfície do solo.
Em Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Brasilândia e São Gabriel do Oeste a evolução inicial do plantio é considerada boa. A região sul está com o plantio mais avançado, com média de 5,2%, enquanto a região centro está com 0,2% e a região norte com 0,01% de média. A porcentagem de área plantada na safra 2024/2025, encontra-se superior em aproximadamente 1,7 pontos percentuais em relação à safra 2023/2024, para a data 27 de setembro.
Condições de clima para o plantio da soja em Mato Grosso do Sul
O sucesso no cultivo da soja em Mato Grosso do Sul está profundamente ligado às condições edafoclimáticas específicas da região. A mitigação de riscos é essencial, especialmente quando as condições climáticas apresentam oscilações ao longo do ciclo da cultura. Táticas, como o escalonamento do plantio, são cruciais para atenuar vulnerabilidades associadas às adversidades climáticas que podem prejudicar o desenvolvimento da soja. Com base nos registros dos últimos cinco anos, espera-se que a maior parte da safra seja semeada entre os meses de outubro e novembro, segundo a Aprrosoja/MS.
Ainda de acordo com a instituição, historicamente, uma janela de plantio concentrou-se entre os dias 18 de outubro e 8 de novembro, período durante o qual aproximadamente 70% da semeadura foi realizada.
Tendência do clima para os próximos dias
Nesta sexta-feira (04/10), as condições são para chuvas isoladas em Mato Grosso do Sul que por vezes podem vir acompanhadas de rajadas de vento. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, há uma tendência de chuva mais significativa no período entre 07 e 12/10, conforme o mapa abaixo.
As chuvas mais significativas entre 20 e 40 milímetros podem começar à partir do dia 09/10 e em áreas de divisa com o oeste de São Paulo podem acumular 50 milímetros.
Leia também: Agricultores usam tecnologias digitais para enfrentar desafios e melhorar os seus negócios
Produtor quer adotar inovação para enfrentar mudança climática
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!