Os preços da raiz de mandioca seguiram em alta na última semana, em todas as regiões do país. O motivo é a oferta restrita e a demanda aquecida. Os dados são do Cepea. Segundo a instituição, o ritmo de colheita continuou abaixo das expectativas do mercado, devido ao clima seco e, ao recuo de produtores diante da queda na rentabilidade obtida com as lavouras de 1º ciclo, com produtividade e teor de amido baixos.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a atmosfera aos poucos começa a se encaixar no período da Primavera. Nesta segunda semana de Outubro já se observa volumes de chuva significativos em áreas do Sul e a chuva se espalhando por outras áreas do Brasil, como Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Veja o mapa abaixo com o acumulado de chuva previsto entre 07 e 12 de Outubro.
Pesquisas do Cepea indicam que alguns produtores de mandioca ainda devem priorizar o plantio, enquanto outros sinalizam uma retomada dos trabalhos de colheita, o que pode resultar em certa melhora na oferta.
Veja também: Chuva significativa deve chegar ao MS antes do feriado de 12 de Outubro
No podcast Agrotalk: Agronegócio Sustentável: A urgência da descarbonização no setor
Produtor quer adotar inovação para enfrentar mudança climática
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!