Colheita do tabaco está em fase inicial no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Autoridades e representantes da cadeia produtiva acompanharam a 6ª Abertura Oficial da Colheita do Tabaco nesta sexta-feira, 08 de novembro, em Rio Pardo (RS). Promovida pelas Secretarias de Desenvolvimento Rural e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, com o apoio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a programação foi realizada no Parque da Expoagro Afubra, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo (RS).

O presidente da Afubra, Marcilio Drescher, disse que até o momento, é uma safra que se encaminha para ser normal em qualidade e produtividade. “Ao final da colheita vem a fase da comercialização e os 70  mil produtores gaúchos estão esperançosos em relação ao preço”, comentou Drescher.

Valmor Thesing, presidente do SindiTabaco, exaltou a importância da cadeia produtiva do tabaco. “Cultura centenária gera renda e emprego, exporta divisas e gera tributos. Além disso, é um momento para homenagear o trabalho de homens e mulheres que geram riqueza para os municípios e o Estado”, enfatizou Thesing.

Produção de tabaco

O Rio Grande do Sul concentra 43% da produção de tabaco sul-brasileira que na safra 2023/2024 alcançou, na Região Sul do Brasil, 508 mil toneladas. No estado gaúcho, a atividade envolve quase 70 mil produtores, em cerca de 200 municípios.

Previsão do tempo para os próximos dias

Neste sábado (09/11), o tempo segue estável e sem chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. Há possibilidade de chuva fraca e isolada somente na faixa leste. O dia amanhece com temperaturas mais baixas, mas durante a tarde as máximas ficam mais agradáveis e sensação de calor no oeste, missões e noroeste.

Na região serrana predomínio de tempo firme com sol aparecendo entre algumas variações de nuvens. As temperaturas ficam baixas ao amanhecer, mas à tarde a sensação é agradável.

No domingo (10/11), o tempo permanece estável e sem chuva em todo o Rio Grande do Sul. O sol volta a aparecer mais em todas as regiões favorecendo a elevação das temperaturas no período da tarde. Na metade oeste do estado as temperaturas sobem um pouco mais e faz calor. Na serra, tempo estável com sol aparecendo entre poucas nuvens ao longo de todo o dia. A madrugada e começo da manhã deve ser com temperaturas mais baixas, mas com a presença do sol desde cedo a temperatura sobe e faz calor.

Na segunda-feira (11/11), áreas de instabilidade voltam a provocar chuva na metade sul do Estado, especialmente nas áreas de fronteira com o Uruguai, como campanha, oeste e sul do RS; não se descarta a ocorrência de chuva entre moderada a forte. Nas áreas do centro-norte, o tempo segue firme e apenas com variação de nuvens. Nas áreas de serra, tempo firme com sol aparecendo entre nuvens no decorrer do dia. As temperaturas ficam altas durante a tarde.

Colheita segura

A colheita é sinônimo de renda, mas também de saúde e segurança. É o momento de redobrar a atenção para a colheita segura, utilizando a vestimenta e observando as recomendações sobre os períodos do dia mais adequados para a tarefa. “O trabalho seguro e decente é importante para o nosso negócio e a representação dos produtores está conosco nessa missão de conscientização sobre esses temas, em uma mostra clara sobre o importante papel que o sistema integrado de produção de tabaco tem na vida de milhares de pessoas do meio rural”, reforçou Valmor Thesing, presidente do SindiTabaco.

Foto: Getty Images