Áreas produtoras de cana devem receber volumes de chuva acima de 180mm nos próximos cinco dias

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A intensificação de um corredor de umidade, que configura a Zona de Convergência do Atlântico Sul conhecida como (ZCAS), sobre o interior do Brasil, vai aumentar as chuvas de forma significativa sobre a áreas produtoras de cana de açúcar do Sudeste e do Centro-Oeste ao longo dos próximos dias.

De acordo com a meteorologista Nadiara Pereira, da Climatempo, as chuvas serão intensas e persistentes e os volumes podem chegar a 200 mm em algumas áreas produtoras de Minas Gerais nos próximos cinco dias. Além das chuvas paralisarem as atividades no campo também podem trazer danos para algumas lavouras, porque o volume será muito expressivo em um curto período.

Imagem: mapa de acumulado de chuva entre os dias 26/12 a 31/12 – Fonte Climatempo

Nas áreas entre Mato Grosso do Sul e São Paulo as chuvas devem reduzir no início da próxima semana, enquanto as instabilidades mais intensas vão avançar para norte. Enquanto o corredor de umidade deve avançar e concentrar as chuvas mais intensas sobre a metade norte do Brasil, contribuindo ainda para volumes mais expressivos de chuva sobre áreas produtoras de Minas, Goiás e Mato Grosso, no centro sul do país a expectativa é para redução das instabilidades entre o final de semana e a próxima semana.

Áreas produtoras de cana entre o Paraná, Mato Grosso do Sul e áreas do interior de São Paulo devem enfrentar maiores períodos de tempo seco na virada do ano.

Temperatura

Com o volume muito alto e as chuvas de forma persistente, as temperaturas ficarão bem mais amenas sobre o interior do Sudeste e partes do Centro-Oeste, com máximas por volta dos 25°C em diversas áreas produtoras.