Os produtores paranaenses finalizaram a colheita dos 78 mil hectares dedicados à cevada no Paraná. Apesar da área semeada ter sido 7% inferior aos 83,5 mil hectares semeados em 2023, a estimativa atual indica uma produção de 286 mil toneladas, superando em 8% as 265,4 mil toneladas produzidas no ciclo anterior.
Apesar do volume produzido superar o da safra anterior, ele ficou aquém do potencial da cultura, estimado em 340 mil toneladas. O motivo está associado as condições climáticas.
O mesmo tempo seco que beneficiou as colheitas nesta última semana prejudicou as lavouras ao longo deste inverno, especialmente nos municípios mais ao norte do Estado, onde as precipitações foram ainda menos frequentes.
De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), parte destes municípios se situa no regional de Ponta Grossa, onde este ano foi registrada a maior área dedicada à cevada, superando pela primeira vez o regional de Guarapuava. No entanto, com os baixos volumes de chuva prejudicando mais o entorno de Ponta Grossa, a região de Guarapuava se manteve como a principal produtora do Estado.
Veja também: Aprovado projeto que estabelece o mercado de carbono regulado