Fim de semana com previsão de chuva em todo o estado do Paraná. Neste sábado (30/11), ainda risco para temporais. Pancadas de chuva que podem ocorrer em vários períodos do dia, intercalando alguns momentos de melhoria. O calorão diminuiu, mas, o ar ainda deve permanecer mais abafado no centro-norte do estado e temperaturas mais amenas, mas, sem frio intenso na capital e no litoral.
Área de feijão cresceu no Paraná
A área da primeira safra de feijão foi reavaliada em novembro para 167,5 mil hectares, um aumento de 55% sobre os plantados na primeira safra de feijão do ciclo anterior (107,8 mil hectares). Grande parte desse aumento aconteceu na região Sudoeste, que normalmente se destaca na segunda safra, mas que neste ano mais que triplicou sua área dedicada aos feijoeiros neste período, passando de 10,2 mil hectares para 32,9 mil.
Os plantios são bastante concentrados na região Sul, onde a cultura ocupa atualmente 122,4 mil hectares representando 73% da área cultivada no Paraná. As plantas continuam se desenvolvendo bem, com 95% da área em boas condições, apesar da preocupação com o calor excessivo e a consequente restrição hídrica ocasionada pela alta evapotranspiração.
Caso a cultura não apresente perdas significativas, a produção pode chegar a 323 mil toneladas, o dobro do obtido na primeira safra anterior (160,4 mil). A colheita deve começar em breve, pois 4% da área paranaense se encontra em maturação.
Previsão para o mês de Dezembro se 2024 no Paraná
A expectativa é de que 4 ou 5 frentes frias passem pelo estado, mas com poucos dias de atuação, no Paraná, segundo análise dos meteorologistas da Climatempo.
Os eventos de chuva serão irregulares, com poucos dias de chuva generalizada. O que deve predominar em dezembro são dias com pancadas de chuva e períodos com sol. Estas pancadas podem ser fortes, eventualmente, em qualquer região do estado, mas a condição de risco de chuva intensa não se prolonga por muitos dias. A maior parte do Paraná deve terminar dezembro com acumulados de chuva dentro a um pouco abaixo da média.
Porém, a tendência é de que o oeste/sudoeste e a faixa sul do Paraná (ao longo da divisa com Santa Catarina) acumule mais chuva do que média para dezembro.
As frentes frias provocam aumento da nebulosidade e chuva sobre o litoral do Paraná, mas o tempo instável não deve se prolongar por muitos dias. Dias com sol e pouca chuva vão ser observados também.
Temperatura
No leste do PR (inclui Grande Curitiba e litoral), a temperatura tende a ficar próxima da média, com um calor moderado.
No centro-oeste e sul do Paraná (inclui Foz, Cascavel, Guarapuava, Palmas), a tendência é de que a temperatura fique um pouco acima da média, com ocorrência de alguns dias de pico de calor