A colheita de trigo atingiu 97% da área cultivada no Rio Grande do Sul e praticamente, a operação foi concluída na maior parte do território estadual. Ainda restam lavouras em final de maturação fisiológica, principalmente nas regiões da Campanha, Sul e Campos de Cima da Serra. Essas localidades apresentam condições climáticas específicas que condicionam o plantio e a colheita mais tardios, segundo o último boletim da Emater/Ascar-RS.
Produtividade e qualidade dos grãos
A produtividade e a qualidade dos grãos apresentam variações expressivas entre as diferentes regiões, o que ainda poderá impactar negativamente a produtividade estadual. No Noroeste, Planalto Médio, Centro e Metade Sul, os resultados ficaram abaixo da projeção inicial em decorrência das chuvas prolongadas, que dificultaram o manejo fitossanitário, favoreceram a proliferação de patógenos e interferiram no momento da colheita.
Em compensação, no Nordeste do Estado, a colheita transcorre de forma satisfatória, configurando uma safra bem-sucedida. Conforme a Emater/RS-Ascar, a área cultivada de trigo totaliza 1.322.167 hectares, e a estimativa de produtividade está em 3.116 kg/ha, mas deverá ser revista no final da safra.