Feira Internacional de frutas chega a SP e irá aproximar produtor de compradores

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O mercado brasileiro de frutas e legumes (vegetais) no Brasil está em expansão e os números indicam que é um segmento muito promissor. O país é o terceiro maior produtor mundial ficando atrás de China e Índia. O principal destino da fruticultura brasileira é a União Europeia.

De acordo com a consultoria Morder Intelligence, em 2024, o tamanho do mercado brasileiro de frutas e vegetais era estimado em US$ 25,80 bilhões e deverá atingir US$ 33,64 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR de 5,45% durante o período de previsão (2024-2029).

Algumas das principais frutas e vegetais produzidos no Brasil são laranja, limão taiti,  banana, melancia, tomate e cebola, entre outros. São Paulo é um estado produtor importante de citros e banana. Para satisfazer o consumidor e também atender o mercado externo global, o governo paulista está trabalhando na expansão deste mercado, segundo o secretário executivo de Agricultura de São Paulo, Edson Fernandes.

Investimentos no campo

No campo, os fruticultores e produtores de hortaliças, legumes e verduras estão aderindo algumas medidas tecnológicas importantes no que se refere a plantio, colheita e o transporte até as centrais armazenadoras. As mudanças do clima também são um desafio para o setor. A Secretaria de Agricultura paulista está atenta aos problemas climáticos no setor e que afetam tanto a cadeia produtiva, inclusive das frutas.

“Através da CATI que é a nossa assistência temos apoiado a implantação dos conhecimentos da pesquisas e da inovação essa inovação. Parte do nosso instituto de pesquisa vem desenvolvendo pesquisa de variedade de controle biológico entre outros que ajudam a inovar e modernizar a produção agrícola no estado de São Paulo. Junto, do Fundo de Expansão do Agronegócio paulista (Feap) temos ofertado crédito aos pequenos produtores para que possam ampliar a sua produção de frutas, mecanizar, modernizar e trabalhar com estufas com culturas protegidas para que ele possa mitigar efeitos climáticos”, explica Fernandes.

Foto: Angela Ruiz

Abertura de novos mercados

De acordo dados da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (AbraFrutas), em 2024, o Brasil exportou na ordem de 1 milhão de toneladas de frutas, com uma receita de US$ 1,2 bilhão. O montante representa um aumento de 3%, embora com leve redução de 0,85% no volume total exportado, em relação a 2023.

Feira Internacional irá aproximar cliente e comprador

Além do trabalho governamental de conversas bilaterais para abertura de mercado, há um trabalho muito intenso sendo realizado na divulgação da fruta brasileira por membros do setor em eventos no Brasil e no exterior. Por isso, neste ano acontece em São Paulo, a segunda edição da Fruit Atraction 2025, que reunirá expositores, compradores e especialistas do setor. A feira tem o compromisso de mostrar aos visitantes a importância do segmento no Brasil e a qualidade desta produção aproximando cliente de compradores.

A expectativa é que a feira receba entre 12 a 18 mil participantes de 45 países, nesta edição de 2025. O evento acontece entre 25 a 27 de março, na capital paulista.

Foto: Angela Ruiz