Como as cooperativas podem ser aliadas estratégicas dos produtores rurais no novo cenário do agronegócio

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

De acordo com o Anuário do Cooperativismo 2024, divulgado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Brasil tinha 1.179 cooperativas do agronegócio até o final de 2023. Isso representa a maior parte das cooperativas do país. E o papel das cooperativas supera o da precificação e comercialização do que é produzido pelos cooperados. Elas também possibilitam a eles conhecimento e formação pessoal e profissional.

Durante o show Rural Copavel, a primeira grande feira agrícola do calendário brasileiro, os produtores puderam participar da Road Trip, uma extensão do Congresso Conecta Agro (CCAgro), que ocorrerá em julho de 2025.

Foto: Rodrigo Memlak

Ao longo das palestras abordadas na Road Trip, um dos assuntos que ganhou destaque foi o papel social das cooperativas. É importante que toda a família esteja alinhada, para que a propriedade cresça, bem como a cooperativa e todo o agronegócio. “Quando todos estão nivelados no mesmo conhecimento, a propriedade cresce, a cooperativa se fortalece e o agro se desenvolve”afirma Rosnei Alberto Soder, Diretor Executivo da Copercampos, durante a participação no Show Rural Copavel.

Um dos temas debatidos no evento foi a importância da sucessão dentro das propriedades e o quanto o produtor rural deve buscar integração e diversificação, para ampliar oportunidades de negócios. Simoni Nehues, Conselheira Administrativa da Lar Cooperativa, é um exemplo disso. Ela precisou entrar em um processo de sucessão com apenas 12 anos após a morte do pai, tendo de encarar uma realidade muito difícil e sem preparo algum. “As cooperativas oferecem a segurança que precisamos”, disse.

“Estamos vivendo em um mundo globalizado e precisamos entender e aprender a gerenciar aquilo que podemos ter controle. Apesar de tantos desafios econômicos, o Brasil vai continuar crescendo. Somos a melhor opção entre os países emergentes” diz Luciana Martins, diretora do Grupo Conecta. 

Produtor rural, Claudinei Frediani Junior disse que todo agricultor precisa ter estratégias para comercializar seus produtos. Ele precisa aprender a fazer a gestão dos riscos de mercado.

O Road trip seguirá pelos principais encontros do agro ao longo do ano, como Expodireto Cotrijal e Agrishow, consolidando-se como um espaço de discussão estratégica e formulação de caminhos para o futuro do setor. O objetivo é levar capacitação e conhecimento para o campo através de uma programação especial em co-criação entre Grupo Conecta e os organizadores das grandes feiras e eventos agropecuários.