Primeiras massas de ar frio podem trazer risco de geada no final de Abril

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Para as culturas de inverno, as primeiras estimativas e informações preliminares, indicam produção de trigo, em 9,1 milhões de toneladas. O início do plantio no Paraná tem início a partir de meados de abril e no Rio Grande do Sul em maio. Os estados representam 80% da produção tritícola do país.

Tendência Climática

A Climatempo prevê que os primeiros 15 dias de abril devem ser quentes, principalmente no norte e oeste do Paraná. Alguns dias podem ter calor intenso, chegando a 35ºC, mas sem a mesma persistência do ano passado.

Quando chegam as primeiras massas de ar frio?

As primeiras massas de ar frio com potencial para ocorrência de geada já podem chegar nas últimas semanas de Abril em Santa Catarina e no extremo sul do Paraná onde há algumas regiões de altitude mais elevada. Nestas áreas não se descarta observar alguma ocorrência de geada no final do mês de Abril.

Vale destacar, que neste episódio do final de Abril, o frio não deve causar prejuízo na fase inicial da semeadura do trigo e no seu desenvolvimento. “Até, pode ser observado em algumas áreas um retardamento na fase de emergência, mas sem prejuízos. O ponto de atenção em relação à geada é mais adiante, na fase de floração do trigo”, explica a meteorologista Nadiara Pereira.

As análises de previsão de clima mostram que ao longo de maio essas massas de ar frio chegam com frequência e tendem avançar um pouco mais sobre o Sul. Isso pode ocasionar eventos curtos de chuva abrangente e intensa e, eventualmente causando alguns transtornos.

“É um cenário diferente. Em 2024, o ar frio ficou muito barrado no sul do Rio Grande do Sul e Uruguai , tanto é que as frentes frias causaram os transtornos no estado gaúcho”, explica o meteorologista Vinicius Lucyrio.

Pereira acrescenta que o produtor deve estar atento ao período entre final de maio e início de junho ou entre o final de Outono e início de Inverno. Uma geada nesta época pode prejudicar o milho segunda safra.

Temperatura

A tendência é de temperatura entre a média e um pouco acima para parte de Santa Catarina e principalmente o Paraná, principalmente no mês de maio.

“Os períodos de calor tendem a ser menos prolongados. Os picos de calor mais intenso serão mais curtos e os períodos de frio chegando com mais intensidade. Há também uma possibilidade para ocorrência de geadas no mês de maio até no norte do Paraná. Essa tendência não é tão alta, mas se comparado a 2024, é maior a chance de o fenômeno acontecer”, adianta Lucyrio.

Foto: Getty Images