Chuva beneficia desenvolvimento do milho tardio no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A colheita do milho avançou de forma gradual, atingindo 83% da área cultivada, no Rio Grande do Sul. A produtividade está estimada em 6.866 kg/ha, e é considerada satisfatória em função dos rendimentos de lavouras mais precoces. Os cultivos de semeadura tardia, que representam 8% da área total (1% em desenvolvimento vegetativo, 2% em floração e 5% em enchimento de grãos), foram beneficiados pelas precipitações mais abrangentes e pelos volumes hídricos mais expressivos, registrados na última semana.

Foto: Getty Images

Essas chuvas possibilitaram a recuperação da pressão interna das células das plantas, prejudicadas pela insuficiência de chuvas, que predominou ao longo de março. Quando as células estão cheias de água, elas ficam túrgidas e a planta se mantém vigorosa. Se a planta perde água, as células perdem turgidez e a planta murcha.

Ainda de acordo com a Emater/Ascar-RS, alguns cultivos foram reconvertidos para forragem animal devido a danos irreversíveis provocados pela estiagem. A sanidade das lavouras está, em geral, satisfatória quanto à presença de doenças e de insetos-praga, conforme monitoramento realizado por técnicos e produtores.

Previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul

No sábado (04/04), o sol volta a predominar em todas as áreas gaúchas. Uma massa de ar de origem polar vai provocar declínio acentuado das temperaturas. O frio será mais intenso nas áreas de serra e campanha gaúcha, onde inclusive há risco para formação de geadas fracas e isoladas especialmente na madrugada do sábado. No litoral, poderão ocorrer pancadas isoladas de chuva.

No domingo (06/04), o sol aparece em todo o estado. Na faixa norte, Missões, oeste, centro, Campanha, região metropolitana de Porto Alegre e serra, o sol predomina sem previsão de chuva. As temperaturas seguem baixas ao longo do dia, especialmente as mínimas, com possibilidade de recordes para 2025. Para a região dos Vales e sul do estado, o sol também predomina na maior parte do dia, mas há previsão de pancadas isoladas de chuva na parte da tarde, sem acumulados significativos.

Chuva retorna ao estado

Na segunda-feira (07/04), a chuva retorna ao estado. Destaque para a faixa oeste, Missões, Campanha e região central, onde o sol aparece com previsão de pancadas de chuva mais para a tarde, com alerta para temporais. Para a faixa sul, Vales, RMPOA, Serra e faixa norte do estado, o sol predomina na maior parte do dia, com previsão de pancadas de chuva na parte da tarde e noite, que virão com intensidade moderada a forte.