Previsão Semanal do Agro: Ciclone intensifica temporais e traz riscos às lavouras

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Instabilidades aumentam o risco de temporais no Sul, elevam a umidade do solo nas regiões produtoras e avançam para Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba ao longo da semana.

Pela meteorologista Dayane Nascimento Figueiredo

Ciclone extratropical intensifica temporais no Sul do Brasil

A semana começa com fortes áreas de instabilidade sobre o Sul, associadas à formação de um novo ciclone extratropical. Entre segunda e terça-feira, as instabilidades se espalham pelos três estados da região.

Segunda-feira: risco maior de temporais no Rio Grande do Sul, com chuva forte, ventania e chance de granizo.

Terça-feira: os temporais avançam para Santa Catarina e Paraná.

As chuvas mantêm os níveis de água disponível no solo elevados para o desenvolvimento dos cultivos de verão, mas aumentam o risco de transtornos e podem provocar paralisações nas atividades de campo.

Frente fria avança e aumenta a chuva no Sudeste e Centro-Oeste

Entre terça e quarta-feira, o ciclone se afasta para o oceano. A frente fria associada ao sistema avança rapidamente, canalizando umidade para o interior do Sudeste e Centro-Oeste, aumentando a ocorrência de chuva.

Enquanto isso, entre quarta e quinta-feira, o tempo seco volta a predominar no Sul e persiste no restante da semana.

No Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas mais amplas favorecem a homogeneização da água no solo em áreas ainda secas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Por outro lado, áreas do norte de Minas, Espírito Santo, norte de Goiás e Mato Grosso, que já vinham registrando volumes altos, podem ter excesso de chuva e paralisações nas operações agrícolas.

Previsão para Bahia, Matopiba e Norte do Brasil

Volumes moderados de chuva alcançam o: Meio-oeste da Bahia; Tocantins; Sul do Piauí; Sul do Maranhão; Centro-sul do Pará; Parte do meio-oeste da Região Norte;

Já a faixa norte do Brasil e grande parte do interior nordestino seguem com tempo seco e temperaturas elevadas.

Nova rodada de instabilidades no fim da semana

A partir de sexta-feira, novas instabilidades voltam a atuar no Sul, elevando novamente o risco de temporais.
No fim de semana, uma frente fria avança pelo Sudeste, provocando chuvas mais generalizadas e com volumes moderados em áreas produtoras do interior do Sudeste e Centro-Oeste.

Impactos por cultura agrícola
CAFÉ 

A formação de um ciclone extratropical próximo a região Sul do Brasil vai ajudar a espalhar chuvas entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste neste começo de semana. Especialmente na terça-feira as chuvas chegam com moderada intensidade sobre áreas produtoras de café entre o Paraná, São Paulo, e sul de Minas Gerais. Além da chuva há risco para ventos fortes.  Na segunda metade da semana as instabilidades avançam sobre a metade norte do Brasil espalhando episódios de chuva de forma moderada entre o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e Bahia, enquanto no centro-sul do país as condições para chuva reduzem entre a quarta e a quinta-feira.

SOJA
A formação de um ciclone extratropical próximo a região Sul do Brasil vai ajudar a espalhar chuvas entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste neste começo de semana. Especialmente na terça-feira as chuvas chegam com moderada intensidade sobre áreas produtoras do  Paraná e grande parte das áreas produtoras do Centro-Oeste e Sudeste.  Além da chuva há risco para ventos fortes. Apesar do risco para transtornos, as chuvas devem garantir maior homogeneidade de água disponível no solo para o desenvolvimento das lavouras.  Na segunda metade da semana as instabilidades avançam sobre a metade norte do Brasil, espalhando episódios de chuva de forma moderada entre o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e Bahia e demais áreas do Matopiba,  enquanto no centro-sul do país as condições para chuva reduzem entre a quarta e a quinta-feira.  

MILHO
A semana começa com risco para fortes temporais sobre o Sul do Brasil, que podem afetar áreas produtoras de milho primeira safra. Há risco para chuvas mais intensas e ventania principalmente entre o noroeste Gaúcho, Santa Catarina e Paraná. Na terça-feira as chuvas chegam com moderada intensidade sobre grande parte das áreas produtoras do Centro-Oeste e Sudeste.  Além da chuva há risco para ventos fortes. Apesar do risco para transtornos, as chuvas devem garantir maior homogeneidade de água disponível no solo.  Na segunda metade da semana as instabilidades avançam sobre a metade norte do Brasil, espalhando episódios de chuva de forma moderada entre o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e Bahia e demais áreas do Matopiba, enquanto no centro-sul do país as condições para chuva reduzem entre a quarta e a quinta-feira.  

CANA DE AÇÚCAR
A semana começa com risco para fortes temporais sobre o Sul do Brasil e a partir da terça-feira as chuvas chegam com moderada intensidade sobre grande parte das áreas produtoras do Centro-Oeste e Sudeste.  Além da chuva há risco para ventos fortes. Apesar do risco para transtornos, as chuvas devem garantir maior homogeneidade de água disponível no solo nas principais áreas produtoras de cana de açúcar do centro-sul do Brasil.  Na segunda metade da semana as instabilidades avançam sobre a metade norte do Brasil, espalhando episódios de chuva de forma moderada entre o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e Bahia e demais áreas do Matopiba, enquanto no centro-sul do país as condições para chuva reduzem entre a quarta e a quinta-feira. A partir da sexta-feira novas instabilidades voltam a atuar sobre o Sul do País, onde há previsão para chuvas fortes e novos temporais. No final de semana uma frente fria avançará pelo litoral do Sudeste provocando chuvas mais generalizadas e com volumes moderados sobre áreas produtoras do interior das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Acompanhe a evolução do ciclone no site da Climatempo