Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Frente fria provoca chuva volumosa no Sudeste

29/02/2016 às 10:42
por Fabiana Weykamp

Oferecimento

Atualizado 29/02/2016

 

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Instabilidade se concentrou entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 

* Na semana passada, a circulação de ventos esteve favorável à formação de muitas áreas de instabilidade entre São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Choveu forte e com grandes volumes em muitas localidades desses Estados, como pode ser visto na Figura 1.

 

* As chuvas também foram frequentes e fortes em grande parte da Região Norte e também no norte do Maranhão e do Piauí.

 

* Já em Roraima, no norte de Minas, em grande parte do Espírito Santo, no centro-norte do Rio de Janeiro, na Bahia, em Sergipe, em Alagoas, em Pernambuco,  no interior do Ceará e no centro-sul do Piauí e do Maranhão, a semana foi marcada por pouca ou nenhuma chuva.

 

* No fim de semana, uma nova frente fria chegou ao Sul do Brasil e provocou chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Pontualmente, choveu com forte intensidade.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 22 e 28 de Fevereiro.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Serra catarinense teve a primeira geada de 2016. Frente fria provoca chuva volumosa no Sudeste.

 

* A frente fria que chegou no Sul do Brasil no fim de semana avançou para a Região Sudeste. Este sistema irá provocar chuva forte e volumosa em algumas áreas nesta semana. Os maiores volumes, que podem passar de 100 mm, são previstos para o Rio de Janeiro, a Zona da Mata Mineira, o Sul de Minas, a Grande Belo Horizonte, o Triângulo Mineiro e o norte de São Paulo.

 

* A influência da frente fria e o fluxo de umidade oriundo de áreas tropicais também irão organizar uma extensa faixa de instabilidade. De Mato Grosso do Sul até o Amazonas, a chuva será frequente, forte e volumosa.

 

* No Nordeste, as chuvas mais significativas são previstas para o Maranhão, o norte do Piauí e o norte do Ceará.Já na Bahia, esta semana ainda será marcada por tempo seco.

 

* Depois que a frente fria se afastou do Sul, uma massa de ar de origem polar chegou à Região e provocou queda de temperatura. Em São Joaquim e em Urubici houve registro da primeira geada de 2016 nesta segunda-feira, 29/02. No decorrer da semana as madrugadas continuam mais frias no Rio Grande do Sul, mas o sol irá predominar e esquenta à tarde. 

 

Figura 2:  Previsão de chuva acumulada entre os dias 29 de fevereiro e 04 de março.

 

* No período entre 05 e 09 de março, a chuva será frequente em grande parte do país.

 

 

Figura 2:  Previsão de chuva acumulada entre os dias 05  e 09 de março.

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email