Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Os 3 de mil que fazem acontecer

07/06/2016 às 15:56
por Agrossociedade
Atualizado 07/06/2016 às 16:14

Oferecimento

O ex ministro Carlos Cirne Lima, de 1969 a 1973 foi o responsável pela criação da Embrapa , e ele me dizia que naquela época o Brasil exportava apenas 3 bilhões de dólares sendo a metade de café.

Hoje estamos com cerca de 90 bilhões de dólares, exportamos várias pautas como soja, milho, carnes , citros, fumo, celulose, açúcar , e claro na liderança está o café.

Esse marco que mudou o Brasil agro devemos à pesquisa, ao conhecimento. Devemos isso a diversos pesquisadores estrangeiros que vieram ao país, e também a uma decisão simplesmente épica do ministro Cirne Lima. Ele conseguiu na época da Embrapa, a aprovação, com o então presidente general Emílio Garrastazu Medici, do envio de 1000 técnicos brasileiros para estudar fora do país.

Foi questionado pelo então presidente Medici, "Por que mil? Por que tantos?", E Cirne Lima disse, "Simples presidente, dos mil, 300 ou 400 não voltam, ficam, mudam de vida. E se voltam, não seguem na profissão". Outros 300 ficam mais ou menos, aí tem mais uns 300 bons, dentre os 300 melhores aparecem 30 primos e no meio dos 30 ótimos apareceram os 3 gênios. Se tivermos esses 3 especiais, gênios, eles pagam a conta de todos os mil. E  assim ocorreu.

Aprendemos a plantar em terras fracas e o conhecimento do solo brasileiro abriu o futuro brasileiro.

Churchill, na Inglaterra, se referindo a Força Aérea Inglesa, disse nunca tantos deveram tanto à tão poucos, e no agronegócio eu diria o mesmo, nunca tantos deveram tanto à tão poucos, como os ex ministros Cirne Lima e seus seguidores, como Alysson Paolinelli.

300, 300, 300, ficam 30 e dentre esses... 3 geniais. Grande aprendizado, grande lição.

 

José Luiz Tejon

Sócio Diretor da Biomarketing

VOLTAR

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email