Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Semana terá duas frentes frias no Brasil

15/08/2016 às 10:26
por César Soares

Oferecimento

Análise das condições do tempo na última semana: Baixa pressão atmosférica provocou aumento de nebulosidade e queda de temperatura

 

A última semana foi marcada pela presença de um forte sistema de baixa pressão atmosférica na costa do Sudeste. Esse sistema foi responsável pro trazer nuvens de chuva fraca para o leste de São Paulo e do Rio de Janeiro. O  excesso de umidade e nebulosidade fez também com que a temperatura ficasse um pouco mais baixa. Mas as demais áreas do Sudeste, que são produtoras agrícolas, ainda tiveram a persistência de um ar seco. Com isso o sol apareceu e não tivemos a presença de chuva.

 

Mesmo nas áreas onde tivemos a presença da chuva, esta não ocorreu com grandes volumes acumulados. Como pode ser viso no mapa de acumulado de chuva dos últimos 7 dias.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 08 e 14 de agosto

 

Dessa forma, as áreas centrais do Brasil ainda amargaram uma condição de pouca água disponível no sol. Isso prejudica a semeadura de culturas, mas auxilia alguns processos em campo como a colheita.

 

Figura 2: Água disponível no solo em 15 de agosto

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana terá a passagem de duas frentes frias

 

Duas frentes frias irão passar pela costa do Brasil ao longo desta semana. Esses dois sistemas frontais também tem massa de ar polar, o que vai fazer também com que a temperatura caia o suficiente para provocar geada. Falando primeiramente da chuva, os volumes acumulados tendem a se elevar principalmente entre centro de Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo.

 

Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 16 e 20 de agosto

 

Por outro lado, o norte de Mato Grosso, de Goiás, Tocantins e interior do Nordeste ainda terão a presença do ar seco, o que diminui o risco para chuva e garante o tempo firme.

 

Figura 4: Previsão de chuva acumulada entre os dias 21 e 25 de agosto

 

A chuva ainda se espalha entre o Sul e Sudeste até o dia 25 de agosto. Mas a tendência é de que o volume acumulado já começa a diminuir bastante.

 

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email