Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Temporais no Sul do Brasil

17/10/2016 às 11:04
por Fabiana Weykamp

Oferecimento

Análise das condições do tempo na última semana: Semana teve chuvas fortes no centro-sul do Brasil.

 

* Ao longo da semana passada fortes pancadas de chuva aconteceram em áreas do Sul do Brasil, de São Paulo, do centro-sul de Minas e de Mato Grosso do Sul, associadas à formação de áreas de instabilidade. Entre a sexta-feira (14) e o domingo (16), a instabilidade ganhou força entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por causa da influência de dois sistemas de baixa pressão. A chuva caiu de forma volumosa em muitas cidades e veio acompanhada de ventania.

 

* Já na maior parte do Nordeste, a semana foi marcada por sol forte e tempo seco. A chuva se concentrou na costa leste da Região e acumulou volumes significativos apenas no litoral sul da Bahia.

 

* No Norte, o sol e o calor também predominaram na maior parte da Região. As chuvas foram mais frequentes e volumosas apenas no oeste do Amazonas e do Acre. Nas demais [áreas, choveu de forma isolada, sem acumular volumes expressivos.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 10 e 16 de outubro.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com mais chuva intensa e volumosa nas áreas agrícolas do RS.

 

* Esta semana já começou com fortes áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul e, até a quarta-feira (19), os temporais serão frequentes no Estado. A chuva intensa, muitas vezes, é acompanhada de ventania e granizo, que podem causar grandes danos nas lavouras gaúchas. Também há grande potencial para enchentes no Estado. No centro-sul gaúcho, podem ser acumulados mais de 200 mm.

 

* Em Santa Catarina e no Paraná, a maior parte da semana será quente, mas, especialmente entre a tarde e a noite, também são previstos temporais isolados.

 

* Em São Paulo e no Sul de Minas, a maior parte da semana será de calor intenso e chuvas isoladas. A chuva ocorre de forma mais generalizada apenas a partir de quinta-feira (20).

 

* Na maior parte do Centro-Oeste, a semana será de sol forte, muito calor e pouquíssima chuva. As chuvas mais significativas são esperadas para o sul de Mato Grosso do Sul e o norte de Goiás.

 

* No interior do Nordeste, voltam a ocorrer algumas pancadas de chuva a partir de quinta-feira (20), por causa da formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

 

* No Tocantins, também por influência do Vórtice Ciclônico, voltam a ocorrer pancadas de chuva a partir do dia 20.

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 18 e 22 de outubro.

 

 

* No período entre 23 e 27 de outubro, temporais ainda são previstos para algumas áreas do Rio Grande do Sul (entre 70 e 100 mm no oeste do Estado). No Sudeste, a chuva será muito irregular.

 

Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 23 e 27 de outubro.

 

 

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email