Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Chuva favorece o plantio da soja

07/11/2016 às 10:49
por Redação
Atualizado 07/11/2016 às 11:58

Oferecimento

A partir da tarde desta segunda-feira (7), nuvens mais carregadas se formam e até noite pancadas de chuvas podem ser observadas em municípios da região Sul. No Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Minas Gerais e São Paulo também há previsão de chuva. Por causa do calor e do tempo instável à partir da tarde não dá para descartar pancadas mais generalizadas e associadas a temporais. 

 

De acordo com o agrometeorologista, Marco Antônio Santos, a previsão de chuva favorece o plantio da soja e das demais culturas de verão que irão prosseguir em todas as regiões do Brasil. A semana será marcada por chuva mais generalizada até mesmo sobre a região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, onde o tempo seco e extremamente quente tem afetado o desenvolvimento de lavouras de soja, que foram semeadas ao longo do mês de outubro e deverão sofrer replantio. 

 

No Sul, em especial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o retorno das chuvas neste início de semana irá atrapalhar o plantio do arroz, que segue atrasado em relação ao mesmo período do ano passado. A colheita do trigo apresenta perdas de produtividade e de qualidade por causa da chuva ocorrida nas últimas semanas.

 

Os produtores devem ficar atentos. A semana será marcada pela ocorrência de chuva em praticamente todas as regiões produtoras do Brasil. Sendo que gradativamente o regime de chuvas vai se regularizando no Brasil Central e no Norte. A tendência é de uma diminuição dos volumes na Região Sul sem prejuízos ou perdas dentro das lavouras, tranquiliza o agrometeorologista.

 

Veja como evitar o risco climático da soja no Centro-oeste do Brasil.  

 

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email