Seca no sertão de PE atrapalha desenvolvimento da uva

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A seca que predomina no sertão de Pernambuco vem prejudicando diversas lavouras. Uma das mais afetadas é a uva, principal cultura do estado, e que sofre com a falta de chuvas. “A água é essencial para o desenvolvimento das plantações porque é responsável por todo o transporte de nutrientes. A ausência dela afeta diretamente no enchimento de baga, diâmetro e também na qualidade do solo”, afirma Alana Nunes Goes, engenheira agrônoma da Cooperativa Agrícola Nova Aliança.

 

Como melhorar a produção dentro do campo

 

O clima ideal para o bom andamento das lavouras no sertão de Pernambuco deve ter temperatura em torno de 24°C e chuvas bem distribuídas. “Se tivermos precipitações altas, por exemplo, e a planta estiver no período de floração, pode acontecer o abortamento das flores e a produtividade vai diminuir”, explica.

 

Para a especialista, uma das saídas para os agricultores minimizarem um pouco o prejuízo da falta de chuvas, é trabalhar com variedades mais tolerantes a secas. “O estado está em uma região que não possui chuvas bem definidas. Por conta disso, indicamos apostar em plantas desenvolvidas com cruzamento genético”, diz.

 

Mapa de variáveis meteorológicas e previsão climática 

 

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, a última semana de março será marcada por um grande aumento de instabilidade sobre o Nordeste do Brasil. O ar úmido e a chuva devem se espalhar até sobre as áreas secas do interior de Pernambuco, sobre Alagoas, Sergipe e sobre o norte da Bahia, regiões que ainda estão muito secas.

 

Para os próximos dias, a previsão é de muita chuva. Serão pancadas frequentes e fortes. Abaixo, o mapa de chuva acumulada mostra que até, o dia 02 de Abril, algumas áreas do sertão de Pernambuco podem acumular valores que podem passar os 100 milímetros.