Estimativa da Conab aponta área de milho 1,1% maior

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A estimativa de área de milho primeira safra, na temporada 2019/20, é de 4.147,9 mil hectares, 1,1% maior que a área cultivada na safra 2018/19, influenciada pelas boas cotações atuais do cereal, segundo o último relatório da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento.

 

As lavouras já se encontram totalmente semeadas na Região Centro-Sul e Matopiba e apresentam bom desenvolvimento vegetativo. Com relação ao plantio da segunda safra, previsto para iniciar em janeiro, existe ainda um quadro de indefinição com relação à amplitude no aumento da área plantada.

 

O atraso no plantio da soja em todo o país, principal liberador de área para o plantio da segunda  safra do cereal, por conta da falta e da desuniformidade das chuvas, criou uma expectativa de risco por conta do ciclo da soja, que poderá ter sua evolução avançando sobre fevereiro, e encurtar a janela de plantio favorável ao milho de segunda safra.

 

A Conab passará a acompanhar a oferta do cereal produzido na região da Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia), como também no Amapá e Roraima, que produzem num calendário parecido com o do Hemisfério Norte, cujo plantio se concentra no período entre maio e junho. Para esse milho, dito de terceira safra, a produção inicialmente estimada será de 1,15 milhão de toneladas. 

 

Dessa forma, a estimativa nacional do plantio do milho, considerando a primeira, segunda e terceira safras, na temporada 2019/20, deverá apresentar crescimento de 0,2% em comparação a 2018/19 e resultar em uma produção de 98,7 milhões de toneladas.

 

Culturas de Inverno

 

Com as operações de colheita finalizadas na Região Sul (fatores climáticos influenciaram no avanço dessas operações), a safra de inverno deste ano apresentou, em relação à passada, redução de 4,4% na produção, com destaques para trigo, canola e triticale, além de variações positivas para a aveia, centeio e cevada.

 

Ao todo são esperadas para este ano 6.566,2 mil toneladas com as culturas de inverno considerando que 79% desse volume corresponde à produção de trigo.