Estiagem castiga e provoca perdas no Sul

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Boa parte do Sul do Brasil está sem chuva significativa a mais de 30 dias e as condições das lavouras não são boas. O milho e a soja já apresentam perdas. A produtora rural Kátia Fenner de São Joaquim (SC), está muito preocupada. Em sua propriedade o solo está seco e rachado e a lavoura de batata não desenvolve por causa da falta de chuva e o risco de perder a safra é muito grande. Veja o relato no vídeo abaixo:

 

  

 

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os produtores de batata receberam menos pela comercialização destes produtos no Paraná. A entrada da safra e, consequentemente, a maior oferta no mercado pressiona os preços pagos aos agricultores para baixo. 

 

 

De acordo com o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), 10% das áreas de milho primeira safra estão em condição ruim no Paraná. Se comparada com a safra 19-20, a produção deste ano (21-22) será 15% mas baixa.

 

No Rio Grande do Sul, a situação é mais complicada, já que a área majoritária foi a mais afetada pela estiagem. Na região de Santa Rosa, a Emater estima-se perda de quase 40% de produtividade. Nos próximos 16 dias, a chuva mais intensa permanecerá distante da Região Sul.

 

No Paraná, há previsão de algumas pancadas de chuva que devem acumular desde 40mm no oeste do Estado até 100mm no leste e norte paranaense. No Rio Grande do Sul, após algumas poucas pancadas de chuva nos primeiros dias de 2022, a segunda semana de janeiro será com tempo seco e com calor novamente.

 

Leia mais aqui: 2ª quinzena de janeiro será favorável para a colheita de soja

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!