Mudanças no tempo estão previstas para grandes polos produtores de grãos do Brasil.
Nesta terça-feira (13/11), a frente fria do Sul, avança em direção ao Sudeste, provocando o aumento dos temporais entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de reforçar a umidade em Goiás, Espírito Santo e no Distrito Federal. Nestas localidades, há alerta para o risco de chuva forte intercalando aberturas de sol. As temperaturas ficam mais amenas.
O sol consegue aparecer ainda entre Mato Grosso, noroeste de Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, interior do Nordeste, do Paraná e de Santa Catarina e à tarde, ocorrem pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. Tempo firme apenas pelo interior e sertão do Nordeste, em Salvador e no centro-sul gaúcho. As demais áreas, continuam com chuva forte e risco para temporais isolados à tarde.
A chuva que será observada irá beneficiar as pastagens no sul de Goiás e também a cultura da soja que está no campo, principalmente do Triângulo mineiro, Matopiba e de Mato Grosso.
ZCAS se formará e ajudará no aumento da chuva pelo Brasil
O La Niña irá continuar no Verão 2022/23?
Foto: arquivo istock
Na quarta-feira (14/11), a frente fria se afasta para o oceano e um corredor de umidade começa se formar, mais para o centro-norte do Brasil, aumentando muito as condições de chuva entre o norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, sul do Tocantins e norte de Mato Grosso. Até parte do sul e litoral da Bahia, voltam a ficar em alerta entre a quarta e pelo menos até o fim da semana.
A partir de quinta-feira (15/11), com a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) a chuva persistente desde o Sudeste até o Norte do país ganha mais um reforço. Atenção para o alerta com maiores volumes acumulados e alto potencial para danos em Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, interior e sul da Bahia, norte e interior do Tocantins, sul do Pará e do Amazonas.
Leia também: Chuva forte paralisa colheita da cebola no interior paulista
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!