O último Conexão Agroclima de 2022 foi ao ar nesta última terça-feira (20/12), em formato especial Verão. Contou com a moderação da jornalista da Climatempo, Angela Ruiz, especializada em Agro na Esalq/USP, a participação da meteorologista da Climatempo, Nadiara Pereira e do engenheiro agrônomo e especialista em Fertilidade de Solo da Cocamar, Rafael Furlanetto que trouxe informações sobre manejo do solo e da água para uma melhor produtividade e rentabilidade no campo.
Dentre os destaques da Live, a informação de que a La Niña apresenta sua configuração clássica e que deve enfraquecer no início de 2023, chegando a neutralidade entre o fim do Verão e início do Outono, de acordo com as análises.
“Até dezembro, os impactos do fenômeno La Niña são mais efetivos na distribuição de chuvas e a umidade tende a migrar para o centro-sul do Brasil”, comentou Nadiara Pereira.
De acordo com a meteorologista, nas próximas semanas, áreas produtoras de café do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia devem ter períodos de invernada. Acompanhe no link abaixo quais regiões produtoras serão beneficiadas pela chuva à partir da virada do ano e se a chuva prevista para janeiro, fevereiro e março poderão impactar a soja e o planejamento para o milho safrinha.
Veja também: Verão começa com invernada em algumas áreas produtoras
Quer saber a previsão climática para os próximos meses? Leia também a matéria: O La Niña irá continuar no Verão 2022/23?
Foto: Getty Images
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! Acompanhe outras informações no Instagram do Agroclima