Quem nunca ouviu inúmeras histórias ou curiosidades dos avós e familiares sobre o que tem no início e no final de um arco íris. Um pote de ouro, talvez! Qual o segredo por trás deste fenômeno tão bonito no céu?
Na história religiosa: cristã, judaica e islâmica o arco-íris é também chamado de arco-da-aliança, arco-de-deus e arco-da-velha. A palavra Íris provém da mitologia grega, cuja deusa era considerada a mensageira divina que deixava um rastro multicolorido no céu.
Há outra história que após o dilúvio, Deus, Noé e todos os seres sobreviventes, formaram uma aliança. Como forma de prometer que não inundaria mais a terra. Deus transformou o arco-íris no símbolo desta aliança, garantindo que depois da chuva ele apareceria no céu.
No último sábado (14/01), em um dia norma de tarefas na roça, a proprietária Mônica Delgado, do sítio Zé Delgado, na zona rural do bairro São João, na zona norte da cidade de São José dos Campos, estava juntamente com seus colaboradores e registrou o fenômeno em sua propriedade após a ocorrência da chuva.
Foto: Mônica Delgado – zona norte da cidade de São José dos Campos – SP
Uma curiosidade é que um dos locais favoráveis para observar o fenômeno do arco-íris é próximo das cachoeiras e neste sítio, segundo informou a proprietária há uma cachoeira pequena.
De acordo com os meteorologistas, precisamos da luz do sol, da chuva e de estarmos no lugar certo e na hora certa. O arco-íris que vemos em alguns dias com chuva se forma só começo da manhã ou no fim da tarde porque são nestes horários que os raios de sol que entram na atmosfera atingem as gotas de chuva no ângulo certo.
Entenda: Como se forma um arco-íris?
No Verão, é comum a observação de arco-íris natural. No site Climatempo ao pesquisar a previsão do tempo e temperatura para sua cidade você também confere o ícone com previsões de probabilidade do fenômeno. Vá no campo de busca e digite o nome da sua cidade e confira se há previsão de arco íris na sua cidade hoje!
detalhe de um quase arco íris duplo
Foto: Mônica Delgado – zona norte da cidade de São José dos Campos – SP
Planta e colher
Mônica dedicou parte da vida lecionando inglês e agora encontrou na agricultura uma forma de empreender na gestão do sítio e conhecer um pouco sobre a rotina de produzir alimentos. Por isso, tratou de abrir uma frente na produção de milho, feijão, cuidar de alguns animais, uma horta e um pomar com algumas frutas.
Foto 1 e 2: Mônica Delgado – zona norte da cidade de São José dos Campos – SP
“Plantamos em novembro e as chuvas favoreceram o desenvolvimento das culturas. O resultado foi um milho de boa qualidade para cozinhar e com um aproveitamento excelente da casca para suplementação da alimentação animal. O feijão também teve um excelente desenvolvimento e já vai para panela e de lá temperado para a mesa, conta Mônica Delgado.
Veja o vídeo:
Leia também: Tecnologia, solo e clima ajudam no desenvolvimento radicular da planta
Estiagem impacta trabalho das abelhas e reduz floradas
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! Acompanhe outras informações no Instagram do Agroclima