A colheita da soja está atrasada no Brasil, segundo dados da Pátria Agronegócios. A colheita no Brasil alcançou 2,29% da área, ainda mostrando um atraso considerável em relação ao ano passado e à média dos últimos anos. Há um ano, 4,435 da área cultivada com a oleaginosa já havia sido colhida e a média plurianual é de 3,44%.
A perspectiva é de uma colheita (a maior safra de soja da história), estimada em mais de 153 milhões de toneladas.
As produtoras Patricia Praniewski, de Nova Laranjeiras (PR) e Giovana Pereira de Narandiba (SP) compartilharam um vídeo mostrando as condições da soja. Vejam:
O foco de preocupação continua sendo o estado do Rio Grande do Sul, onde as chuvas não acontecem de forma generalizada. Nos demais estados, a colheita vai ganhando ritmo. Veja abaixo o vídeo da previsão para os próximos 5 dias com o meteorologista Willians Bini:
Leia também: Usinas de cana estão de olho no clima para fevereiro e março
Milho apresenta perda de 50% na área cultivada em Santa Maria
No dia 31/01, às 19h no Youtube da Climatempo, o Conexão Agroclima irá abordar ao vivo o tema chuva x estiagem: onde o clima fará diferença na colheita. Fique ligado em nossas redes sociais para obter o link e assistir a Live com as informações para o mês de fevereiro.
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Foto: Getty Images