Frente fria não impede avanço da colheita do feijão terceira safra em Goiás

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na Bahia a semana começou com registro de chuvas esparsas na região Nordeste, minimizando o quadro adverso de restrição hídrica local. As chuvas não foram suficientes para impedir as perdas de rendimento do feijão terceira safra. As perdas estão cada vez mais visíveis à medida que a colheita avança nas lavouras tardias e que enfrentaram por mais tempo a escassez de precipitações.

Vale destacar que mais da metade das lavouras ainda está em floração e enchimento de grãos, etapas que demandam maiores níveis hídricos e que se relacionam diretamente com o potencial produtivo.

Em Minas Gerais, a colheita segue avançando, sobretudo na região noroeste, onde há previsão legal para o vazio sanitário. Nas demais regiões, ainda há lavouras mais atrasadas. As chuvas desta semana interromperam a colheita em alguns locais. A qualidade do produto é ótima.

Em Goiás, permanecem pequenos talhões a serem colhidos, devendo ser finalizados ainda na primeira quinzena de setembro. Mesmo com a frente fria recente e a incidência de chuvas, a secagem natural dos grãos transcorre bem e permite a colheita de um produto com ótima qualidade e rendimento.

No Pará, as altas temperaturas e a baixa incidência de chuvas têm proporcionado um cenário desfavorável ao potencial produtivo da cultura, principalmente para as lavouras que estão em floração e enchimento de grãos.

Tendência do Clima

Esta semana será marcada por tempo bastante instável sobre o centro-sul do Brasil, devido a atuação de dois sistemas: Um ciclone extratropical, que já está se formando sobre a costa da região Sul e vai continuar gerando altos volumes de precipitação e ventania e um novo sistema que deve se formar entre a próxima quarta(06/09) e a quinta feira (07/09) e que vai voltar a provocar chuvas bastante intensas nos três estados do Sul do Brasil.

Diversas localidades devem acumular volumes acima de 100 mm nessa semana. As chuvas também devem atingir áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e áreas mais ao sul de Minas Gerais, enquanto nas demais áreas do interior do Sudeste do Centro-Oeste e também na maior parte do Norte e do Nordeste, esta semana será marcada por predomínio do tempo seco e intensificação do calor.

Leia também: Clima favorece desenvolvimento da canola

Central El Niño: A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!