O agricultor brasileiro está no campo realizando a semeadura da da nova safra 23/24. Porém, as instabilidades do clima e a influência do El Niño tem desafiado o produtor frequentemente. De fortes chuvas, ciclones, ventania no Sul até as altas temperaturas no centro-norte do Brasil podem causar impactos na produtividade desta nova safra.
A melhor forma de lidar com a atual realidade climática é buscar por informações associada a dados, tecnologia para ter um melhor planejamento para tomada de decisão. O agronegócio trabalha com projeções que auxiliam nas previsões de safra para o ano seguinte e para uma melhor atividade você produtor deve incluir, o monitoramento climático e sobretudo, compreender a fundo quais impactos as mudanças do clima poderá ocasionar na sua safra.
De acordo com o relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), as instabilidades do clima provocaram só no primeiro trimestre de 2022, uma queda de 5,2% no índice de produção agrícola, em comparação com o mesmo período no ano anterior. Veja mais aqui
Márcio Games gerente sênior de transformação digital reforça o uso de dados para realizar uma previsão futura onde há análise de dados, machine learning, inteligência artificial e modelos estatísticos para prever comportamentos futuros do tempo e do clima.
Na Climatempo, contamos com uma equipe e informações que podem auxiliar suas atividades em campo, assim como soluções automatizadas que irão contribuir com atividades desde o plantio até a colheita. Contar com o apoio de uma consultoria especializada é uma importante alternativa, uma vez que o time de especialistas irá auxiliar você de forma mais assertiva olhando par ao microclima da sua região.
Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!
“Levando em conta a proximidade do ano vigente e o alerta mundial das mudanças climáticas, é fundamental que o agronegócio invista, desde já, em soluções que ajudem no melhor preparo e organização. É válido destacar que não há como impedir os impactos das alterações do clima, entretanto, por meio de estratégias efetivas, é possível minimizar as consequências e obter melhores resultados frente o período de adversidade”, completa Márcio.
Leia também: Plantio da soja avança em MT. Veja a tendência do clima para os próximos dias
Safra 23/2024 de soja no Tocantins pode ultrapassar 1,4 milhões de hectares