Em janeiro a chuva diminui sobre a Região Sul do país e fica mais concentrada em áreas do Paraná (norte e oeste), além do oeste do Rio Grande do Sul, segundo estimativas de previsão de equipe de meteorologistas da Climatempo.
Nestas áreas, os volumes tendem a ficar entre a média e um pouco acima da média histórica. Nas outras regiões a expectativa é de volumes um pouco abaixo da normalidade, em decorrência da natureza das chuvas, que passam a ser provocadas majoritariamente pela ação do calor e da alta umidade, na forma de pancadas que são mal distribuídas espacialmente.
Entre o leste de SC e o litoral do PR a chuva tem comportamento mais irregular. Ainda há risco de temporais especialmente nas áreas de fronteira com a Argentina e o Uruguai, no sul e oeste do RS, região que terá maior variação térmica em relação às outras áreas.
Temperatura em janeiro para o Sul do Brasil
O calor aumenta em toda a Região e a temperatura fica acima da média, com possibilidade de calor intenso principalmente no norte e oeste do PR, meio-oeste de SC e noroeste do RS.
No centro-sul gaúcho, apesar dos dias quentes, a temperatura tende a ficar próxima da normalidade. O calor, por vezes, vem acompanhado de baixos índices de umidade relativa do ar (abaixo de 30%).
Veja também: Chuva retorna para áreas mineiras que sofrem com a estiagem
No Agrotalk: Erros comuns podem comprometer a pulverização da lavoura de soja
Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!
Foto: Grazi Camargo – São Sepé – RS