Tendência do clima para agricultura da Região Centro-Oeste

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Ao longo de janeiro a chuva aumenta sobre grande parte de GO (exceto o oeste do estado) e DF, onde as pancadas de chuva serão bastante frequentes, com eventual atuação de corredores de umidade. Nestas áreas, os volumes ficam entre a média e um pouco acima da normalidade. Os acumulados continuam abaixo da média em no sul, leste e norte do MT e em quase todo MS, com destaque para a região do Pantanal, onde os desvios serão mais expressivos. Em áreas do centro e oeste do MT, os volumes de chuva ficam dentro da normalidade, mas são esperados poucos dias de invernada, com chuvas distribuídas de forma mais irregular.

As temperaturas ficam altas e acima da média em todas as áreas, especialmente no oeste da região, nas áreas fronteiriças com a Bolívia e o Paraguai. Em GO e DF o tempo fica abafado, com calor e umidade elevada. No MS são esperados dias de calor intenso, com baixos índices de umidade do ar.

Leia também: Janeiro começa com tendência de chuva na fronteira agrícola do MATOPIBA

No podcast Agrotalk: Erros comuns podem comprometer a pulverização da lavoura de soja

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!