Clima adverso provoca redução no potencial produtivo da soja

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em virtude do clima irregular, a consultoria DATAGRO Grãos reduziu novamente o potencial de produtividade média da safra atual de soja, de 3.370 kg/ha apontados em dezembro para 3.269 kg/ha, 8,9% inferior ao recorde de 3.589 kg/ha da temporada 2022/23. Com isso, a expectativa de produção passou de 152,882 milhões de toneladas para 148,553 mi de t – em caso de confirmação, esse volume ficaria 7,3% abaixo da revisada safra recorde colhida em 2022/23, de 160,234 mi de t. 

Em seu quinto levantamento sobre a safra 2023/24 de soja do Brasil, a consultoria ratificou o 17º ano consecutivo de incremento da área plantada com a soja, passando de 44,684 milhões de hectares na temporada 2022/23 para 45,445 milhões de ha no atual ciclo, o que representa um aumento de 1,7%.

No quarto levantamento, divulgado em dezembro de 2023, a consultoria apontava para 45,364 mi de ha, porém, a atual projeção está levemente aquém da intenção de plantio, reportada em julho do ano passado, que indicava 45,724 mi de ha.

Veja aqui a tendência do clima para o mês de fevereiro nas regiões produtoras

A partir da quarta-feira (31/01), as chuvas tendem a retornar para áreas entre o leste da região Sul e São Paulo, de forma fraca e isolada, devido a passagem de uma frente fria afastada no oceano. Esse sistema vai atrair a umidade da Amazônia para o interior das regiões Sudeste e Centro-Oeste e com isso as chuvas tendem a se espalhar um pouco mais sobre essas regiões, mas ainda tendem a ocorrer na forma de pancadas isoladas. Com isso, na segunda metade da semana são esperados episódios com volumes moderados entre o interior de Minas Gerais, inclusive sobre o Sul e Triângulo Mineiro, áreas entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, especialmente nas áreas mais ao norte desses dois estados e entre Goiás e Mato Grosso.

A expectativa é de tempo seco cobre a maior parte do interior da região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, e sobre a metade sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul pelo menos até a sexta-feira, o que deve beneficiar a colheita do milho primeira safra. Nessas áreas se chover será de forma bastante isolada e com baixo acumulado. O tempo seco também deve se intensificar no interior nordestino, inclusive em grande parte da Bahia e do Piauí. A chuvas deve voltar se espalhar sobre as áreas mais ao sul do Brasil com mais intensidade a partir do próximo final de semana.

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!