Algodão chega a fase de maturação no Mato Grosso

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

De acordo com o 7º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento, com cerca de 70% das lavouras nacionais em formação de maçãs, o maior produtor nacional, Mato Grosso, inicia a fase de maturação, entretanto a Bahia, segundo maior produtor, ainda apresenta parte das lavouras em desenvolvimento vegetativo.

Em Mato Grosso, com variações do clima, a maioria das regiões produtoras receberam volumes generosos de chuvas, enquanto outras, pontuais, a precipitação foi bem inferior às necessidades das plantas. Majoritariamente, as lavouras apresentam aspecto saudável de desenvolvimento, com estrutura vegetativa bem formada. Foram registradas ausências de chuvas em pontos da região Médio Norte nos estádios de florescimento e formação de maçãs. Os cotonicultores mantiveram constantes esforços na contenção de pragas e doenças, que se mostraram em maior pressão na atual safra.

Na Bahia, a estimativa e de aumento da área em relação à safra passada e manutenção em relação ao último levantamento. A expansão do cultivo deve-se aos bons resultados obtidos na safra anterior e à expectativa do aumento do mercado internacional.

Apesar do bom aporte hídrico no início de 2024, a estimava de queda na produtividade ocorre pela irregularidade das chuvas e instabilidade climática, registradas no final de 2023.

As lavouras de sequeiro e irrigado seguem com bom desenvolvimento, com lavouras em fase de desenvolvimento vegetativo, floração e formação de maçãs. Há presença de pragas (mosca-branca, tripes, larva-minadora, bicudo e spodoptera), mas em nível que não causa perdas produtivas. Nos últimos 30 dias houve registro de chuvas em todas as localidades, com volumes entre 150 mm e 200 mm.

Essas precipitações favoreceram o desenvolvimento das lavouras, assim, as condições climáticas ocorridas, proporcionaram resultado superior ao esperado no início da safra. Devido ao risco climático de previsão de chuvas, abaixo da média, houve a migração de cerca de 18 mil hectares de lavouras de sequeiro para o irrigado, a fim de manter a produção e não perder espaço no mercado internacional.

Tendência do Clima

A partir do domingo (14/04), com a avanço de uma frente fria, a chuva deve se espalhar mais pelo interior do Sudeste e do Centro-Oeste. A atuação desses sistemas ao longo da semana deve provocar volumes mais expressivos de precipitação sobre o interior gaúcho, Santa Catarina, oeste do Paraná, meio oeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e interior de Mato Grosso, onde as áreas mais atingidas devem receber em torno de 50 a 70 mm.

A partir do dia 18/04 um novo sistema vai avançar espalhando chuvas mais significativas sobre o centro-sul do país e posteriormente o sistema vai concentrar as chuvas mais fortes e generalizadas sobre a metade norte do Brasil.

Enquanto as chuvas aumentam no centro-norte do Brasil, na metade do sul do país, uma massa de ar seco e frio vai se intensificar no decorrer da segunda quinzena de abril e deve garantir tempo mais aberto entre o interior da região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul e declínio mais acentuado das temperaturas. Especialmente na Região Sul são esperadas temperaturas bastante baixas, com mínimas abaixo de 10 °C em diversas localidades.

Leia também: Quebra na safra de soja goiana será de aproximadamente 10%

Especial AgroTalk- EMSEA: O caminho para um futuro mais verde e sustentável

Quer saber como se tornar Premium e ter acesso a recursos climáticos exclusivos? Clique aqui e saiba mais!