Em Pelotas (RS), a área destinada ao cultivo da cebola apresentou redução de cerca de 390 hectares em relação à expectativa inicial (2.230 hectares), sendo assim a área encolheu 18%, segundo levantamento da Emater/Ascar-RS.
Embora haja expectativa de redução de área a ser cultivada, o mesmo não pode ser considerado em termos de produção, pois ainda é fase de transplante das mudas para os canteiros definitivos. Cerca de 50% da área foi transplantada. Os agricultores estão empenhados em cultivar o máximo de área possível. As estratégias utilizadas a depender da condição de cada propriedade abrangem plantio direto na área de produção; novas semeaduras de variedades tardias nos viveiros; e importação de mudas de Santa Catarina.
Os produtores e as entidades ligadas ao setor estão organizando uma plenária para discutir o ZARC da cebola e seus impactos nos municípios produtores da região em razão das dificuldades que possam surgir em relação ao uso do crédito oficial para o custeio da cultura e à possível redução da área a ser cultivada. O objetivo da reunião é avaliar esses impactos e solicitar ao órgão competente eventuais ajustes no ZARC de forma a contemplar as especificidades ambientais locais eventualmente não consideradas no estudo inicial. A plenária ocorrerá no dia 15/08, em Rio Grande. Tradicionalmente cultivada na região de Herval, os cultivos destinados à produção de semente, que totalizam 120 hectares, estão na fase de preparo do solo e plantio dos bulbos, que foi favorecido pelo clima.
Em Caxias do Sul, os agricultores realizaram o controle das ervas daninhas, tratamentos fitossanitários e adubações nitrogenada em cobertura. No momento, não há pragas e doenças de impacto significativo na cultura. Muitos produtores que começaram a poda das videiras estão conciliando as atividades.
Frente fria chega ao Rio Grande do Sul e traz de volta a chuva
No sábado (03/08), o deslocamento de uma nova frente fria favorece o retorno da chuva para o centro-sul gaúcho. Na campanha gaúcha e na fronteira oeste chove de fraca a moderada intensidade a partir da tarde. Na região das Missões e no litoral, nos vales e centro do estado e na Região Metropolitana de Porto Alegre, a chuva deve chegar a partir da noite. Já nas regiões mais ao norte do Rio Grande do Sul, o sol aparece entre nuvens.
No domingo (04/08), a chuva se espalha sobre o Rio Grande do Sul. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, Missões e região central, há condições para temporais em alguns momentos. A temperatura cai em todo estado.
Na segunda-feira (05/08), o tempo permanece instável em todo estado do Rio Grande do Sul. Há condições para chuva ao longo dia intercalando períodos pequenos com aberturas de sol.
Chuva favorece desenvolvimento das culturas de terceira safra no Nordeste
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!