Chuva favorece desenvolvimento das culturas de terceira safra no Nordeste

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As chuvas registradas em parte da região Nordeste favoreceram o desenvolvimento dos cultivos de terceira safra. É o que mostra o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA) referente às condições observadas de 1 a 21 de julho, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com o documento, na Região Nordeste, as chuvas foram intensas na faixa leste, principalmente, nas duas primeiras semanas de julho, favorecendo os cultivos de terceira safra em desenvolvimento.

Nas áreas de Sergipe, Alagoas e Bahia, as condições de umidade do solo, no geral, também foram favoráveis ao desenvolvimento desses cultivos, com exceção de parte das lavouras no interior no Nordeste da Bahia. No Matopiba, o clima seco beneficiou a maturação e a colheita dos cultivos de algodão, milho primeira e segunda safras.

Tendência do clima para os próximos dias no Nordeste

Nesta segunda metade da semana a frente fria avança pela costa do país e nos próximos dias vai concentrar as instabilidades e provocar chuvas fortes no sul da Bahia. As chuvas ficam muito restritas nas áreas litorâneas do Nordeste o que inclui áreas de Alagoas e Sergipe e o centro leste da Bahia. Pelos menos até dia 05/08, o predomínio é de tempo seco no interior do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, oeste da Bahia, Maranhão e Piauí.

Brasil tem nova rota de exportação

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!