Durante o 13º Congresso da Andav, especialistas debateram sobre o cenário global e brasileiro do Agronegócio para o ano safra 24/25. Sobre a correlação dos estoques/demanda a nível global, hoje, são 116 dias de reserva de soja no mundo, o que resulta em um cenário de preços baixos. Porém, os prêmios nos portos sobre preços futuros estão positivos. “O ano vai terminar com a soja em alta, mas o ciclo poderá ser quebrado dependendo das eleições dos EUA”, avaliou Carlos Cogo, sócio-diretor da Cogo Inteligência em Agronegócio.
O especialista de mercado ainda falou sobre a expectativa de safra para o milho no Brasil de 130 milhões de toneladas. “Há um potencial enorme para o milho com o etanol”, pontuou.
Foto créditos: Lilian Munhoz
Irrigação e armazenagem
A irrigação e a armazenagem são pontos importantes para a agroeconomia no Brasil. Cogo estimou que a irrigação tem o potencial de alcançar 47,7 milhões de hectares, contra os atuais 8,2 milhões de hectares, enquanto a armazenagem pode crescer, devido ao déficit de 121,7 milhões de toneladas.
MT planeja aumentar exponencialmente sua produção agrícola com irrigação
Demanda por mais grãos no mundo
Cogo ainda disse que a classe média global vem se ampliando e que a demanda por mais proteína, como por exemplo a carne de frango irá passar a carne suína em breve. “Isso significa que a demanda por grãos deve aumentar substancialmente”, relatou.
O destaque será a soja, que ocupará na próxima safra 81 milhões de hectares. A área plantada com a commoditie está crescendo 2,2%, mas só utiliza 1,7% do total do território. “O fato é que o agronegócio está crescendo 3% ao ano devido à produtividade”, explicou.
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!