O milho segunda safra está praticamente finalizado. O percentual de colheita atingiu 97,9%, de acordo com o último relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
No âmbito estadual, no Paraná faltam ser colhidas apenas as áreas semeadas tardiamente. Do ponto de vista climático, as chuvas que ocorreram nas últimas semanas na Região Sul do Brasil ajudaram na umidade do solo e com o tempo seco desta semana os produtores irão prosseguir com os tratos culturais para o plantio do milho primeira safra.
Em São Paulo, a colheita está no final e os resultados estão inferiores às estimativas iniciais. Em Minas Gerais, a colheita está sendo concluída. A falta de chuvas durante o período reprodutivo e o ataque de cigarrinha prejudicou o desenvolvimento e os grãos apresentam tamanho e peso menores.
Ás áreas de cultivo do milho em Mato Grosso do Sul, estão finalizando a colheita, exceto no oeste do estado onde a operação no campo está mais atrasada devido ao plantio mais tardio. Em Goiás, a colheita está quase encerrada, restando apenas lavouras localizadas ao leste do estado.
No Maranhão, a colheita foi finalizada e os rendimentos estão abaixo das estimativas iniciais. No noroeste e nordeste do Pará, as máquinas no campo estão finalizando o trabalho de colheita, mas os rendimentos estão abaixo do esperado devido à redução das precipitações durante o ciclo.
De acordo com o s meteorologistas da Climatempo, nesta semana o tempo seco predomina sobre o interior do Brasil o que irá favorecer a finalização da colheita do milho segunda safra.
Leia também: Variação de temperatura provoca estresse nas lavouras de canola em fase de floração
Aprosoja MT investe em estações meteorológicas
Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!