Variação de temperatura provoca estresse nas lavouras de canola em fase de floração

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A variação intensa de temperatura, observada nas últimas semanas, causou estresse nas áreas de canola do Rio Grande do Sul. As lavouras em floração e enchimento de grãos situadas em áreas mais baixas foram afetadas por geadas, embora ainda não seja possível avaliar o dano com precisão.

Em Frederico Westphalen, as áreas em desenvolvimento vegetativo estão apresentando condições favoráveis para a recuperação do seu crescimento. No entanto, as lavouras em estágios reprodutivos estão sofrendo impactos negativos em relação a seu potencial produtivo, apresentando reduzida emissão de síliquas em função das baixas temperaturas.

Em Ijuí, as lavouras apresentam desenvolvimento dentro das expectativas iniciais. A maior parte está no final do estágio vegetativo. As geadas causaram pequenos danos e um número reduzido de flores. No entanto, não foram observados danos nas síliquas ou nas plantas em desenvolvimento vegetativo.

Em Passo Fundo, a cultura está em fase de desenvolvimento vegetativo e floração. A ocorrência de geada pode ter causado prejuízos, cujos efeitos ainda serão avaliados.

De acordo com a Emater/RS em Santa Rosa, a maior parte das lavouras se encontra em fase de floração com uma evolução desuniforme. Essa condição pode impactar negativamente a qualidade e a colheita devido à maturação no final do desenvolvimento reprodutivo.

No entanto, a maioria das lavouras em floração e em enchimento de grãos tem apresentado boa carga de síliquas, o que provavelmente resultará em satisfatória produtividade final. As lavouras semeadas mais cedo devem apresentar potencial de produtividade inferior à média esperada para a região.

A Emater/RS-Ascar projeta 134.975 hectares de canola cultivados no Estado, e a produtividade inicial está em 1.679 kg/ha.

Previsão do tempo para os próximos dias no RS

Na quarta-feira (28/08), o dia começa com previsão de geada nas áreas de serra. O sol aparece e não chove.

Na quinta-feira (29/08), o tempo volta a ficar instável entre o sul do Rio Grande do Sul e a região da Campanha. A instabilidade aumenta a partir da noite, com previsão de garoa ou chuvisco. No restante do estado, o tempo segue firme, com temperaturas mais elevadas.

Na sexta-feira (30/08), o tempo segue instável na faixa oeste com chuviscos intercalando períodos com garoa. Na região da Campanha e no sul do Rio Grande do Sul, muitas nuvens e chuva ao longo do dia. No restante do estado, o sol predomina, sem previsão de chuva.

Leia também: Clima pontua ritmo lento da semeadura do milho verão no RS

Veja também: Aprosoja MT investe em estações meteorológicas

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!