A semeadura do milho primeira safra já alcança quase metade da área prevista para todo o Brasil. Os produtores brasileiros já semearam 48,7%, de acordo com o último boletim semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Em algumas áreas gaúchas já se observa no campo que a cultura está em fase de florescimento. No Paraná, o plantio está quase encerrado e as precipitações favoreceram os cultivos. Em Santa Catarina, a semeadura está sendo finalizada e as lavouras apresentam boas condições de desenvolvimento.
Em Goiás, as últimas chuvas reduziram o ritmo da semeadura. No oeste da Bahia, o plantio avança favorecido pelas boas condições no campo. Em São Paulo, as precipitações contribuíram para o bom desenvolvimento do cereal. Em Minas Gerais, o plantio está atrasado, em função da priorização do plantio da soja.
Previsão do tempo para os próximo dias
Nesta semana asa chuvas mais fortes e persistentes devem se concentrar sobre a metade norte do Brasil, onde devem contribuir para o aumento da umidade do solo no Matopiba, mas podem provocar paralizações nas atividades em campo entre Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Enquanto isso, no centro-sul as janelas de tempo seco serão maiores. Uma frente fria vai influenciar o tempo entre a região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo nesta quarta-feira (13/11), mas deve provocar chuvas rápidas e esparsas. No interior da Região Sul, o tempo seco deve predominar na maior parte da semana e irá favorecer o plantio do milho primeira safra.
Leia também: Chuva reduz o ritmo da colheita do trigo no Paraná