A área plantada com soja alcançou 84,5% no Mato Grosso do Sul. Os dados fazem parte do levantamento correspondente ao dia 08/11, do Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS.
A região sul do estado está com o plantio mais avançado, com média de 87%, enquanto a região centro está com 83% e a região norte com 76,6% de média. Os municípios mais avançados no plantio são: Brasilândia e Alcinópolis, com 100% da área plantada, seguido por Sete Quedas e Três Lagoas com mais 95% da área estimada.
A área de soja no estado ainda está em constante crescimento, a estimativa é que a safra seja 6,8% maior em relação ao ciclo passado (2023/2024), atingindo a área de 4,501 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 51,7 sc/ha, a média de sacas por hectare. A expectativa de produção é de 13,977 milhões de toneladas.
Previsão para os próximos dias
O feriado prolongado de 15 de Novembro começa com sol em Mato Grosso do Sul, mas há previsão de algumas pancadas de chuva nas áreas próximas a Goiás e a São Paulo.
Durante o sábado (16/11), Mato Grosso do Sul terá bastante sol, mas a partir da tarde as pancadas de chuva se espalham entre o centro, o norte e o leste do estado. Não deve chover nas áreas de fronteira com o Paraguai. Há possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde também em Campo Grande.
Durante o domingo (17/11), as áreas de instabilidade enfraquecem e o Centro-Oeste terá maiores períodos com o sol. Porém, com o calor e a umidade do ar elevada, as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite em todas as áreas do Centro-Oeste. Há risco de chuva de moderada a forte intensidade por toda a região.