Lucratividade das lavouras de feijão depende do clima

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

No Paraná, a colheita da primeira safra de feijão permanece estagnada em 1%, de acordo com dados do boletim do Departamento de Economia Rural.

Os trabalhos foram prejudicados por causa das últimas chuvas registradas no estado que acumularam valores expressivos. A recorrência das precipitações neste começo de dezembro tem preocupado os produtores em função de uma possível perda de qualidade dos grãos nas lavouras prontas para serem colhidas. Os dados indicam que 4% da área do estado está em processo de maturação há 2 semanas, sendo estas potencialmente mais suscetíveis ao brotamento nas vagens.

Apesar dos problemas, as condições das lavouras continuam boas de maneira geral e algumas áreas que começavam a sofrer com o stress hídrico foram muito beneficiadas pelas chuvas. O percentual de lavouras ruins continua insignificante, as lavouras boas caíram para 93%, ante 94% antes das chuvas, e as lavouras em condições médias representam agora 7% da área à colher.

Foto: Getty Images

Segunda safra de feijão em planejamento

Para a segunda safra, cujo o plantio começará em breve, o potencial de lucratividade pode novamente motivar expansão da cultura entre os produtores paranaenses. O clima precisa ajudar. Outro indicador desse possível aumento de área é a procura por sementes, demonstrada no aumento de 11% do preço deste insumo em relação à pesquisa de novembro de 2023. O impacto deste aumento no custo varável foi compensado pela queda nos preços de defensivos agrícolas usados no feijão, que recuaram 13% em média; situação que também é favorável para o aumento de área.

A primeira estimativa de área e produção para os novos plantios será divulgada no dia no dia 19 de dezembro pelo Departamento de Economia Rural.

Previsão para os próximos dias no Paraná

Nesta terça-feira (17/12), o tempo segue firme em toda a faixa oeste, central e em boa parte da faixa leste, incluindo a capital Curitiba. O sol predomina, sem previsão de chuva. Na faixa litorânea, previsão de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas.

N quarta-feira (18/12), o tempo segue firme na faixa oeste, central e em boa parte da faixa leste. No litoral, a previsão é de pancadas isoladas de chuva ao longo do dia. As temperaturas se elevam um pouco mais em comparação aos últimos dias.

Na quinta-feira (19/12), o tempo volta a ficar instável na faixa noroeste, oeste e sudoeste do estado, com previsão de pancadas de chuva durante a noite. Na faixa central e em boa parte da faixa leste, o sol predomina, sem previsão de chuva. Na faixa litorânea, o tempo continua com muita nebulosidade e pancadas isoladas de chuva.