No Paraná, a primeira safra de milho 24/25 evolui com certa tranquilidade e em algumas regiões do Estado já é possível observar lavouras entrando em seu estágio final de desenvolvimento. Foram plantados 260 mil hectares neste ciclo e a expectativa de produção atual é de 2,64 milhões de toneladas, de acordo com os dados do Departamento de Economia Rural (Deral).
Expectativa para o milho segunda safra em janeiro de 2025
A primeira expectativa de área e produção aponta que para a segunda safra de milho 24/25 que começa a ser plantada a partir de janeiro de 2025. Apesar dos números ainda serem preliminares ao plantio, espera-se que haja um ganho de área comparado à safra anterior, informa o Deral.
Nesta primeira estimativa foi projetado que deverão ser plantados 2,56 milhões de hectares, representando uma alta de 1%, ligeiramente superior quando comparada à safra anterior (2,53 milhões de ha). Já a produção esperada totaliza 15,5 milhões de toneladas, alta de 24% quando comparada ao ciclo anterior (12,6 milhões de t).
Previsão do tempo para os próximos dias para as áreas agrícolas brasileiras
Nesta semana as chuvas mais intensas e persistentes vão se concentrar sobre a metade norte do Brasil, promovendo altos volumes de água disponível no solo entre o Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo do Matopiba, mas por outro lado, devem provocar paralisações nas atividades no campo. Enquanto isso, no centro-sul as chuvas serão mais esparsas, especialmente nas áreas produtoras da região Sul, sul de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul. Especialmente no Rio Grande do Sul são esperados maiores períodos de tempo seco e altas temperaturas até a virada do ano e isso pode aumentar o estresse térmico hídricos para algumas lavouras produtoras de milho primeira safra.