Tempo firme favorece início da colheita do milho no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A colheita do milho foi iniciada no noroeste do Rio Grande do Sul, chegando a 1%. A produtividade obtida está pouco abaixo da projeção inicial, mas superior à safra anterior. A operação deverá ser ampliada na primeira quinzena de janeiro, conforme as condições climáticas, que podem acelerar a perda de água da massa de grãos.

Em relação ao aspecto fitossanitário, observou-se um aumento do ataque de lagartado-cartucho no noroeste, especialmente em lavouras com variedades híbridas mais suscetíveis, levando os produtores a realizar aplicações. Além disso, o nível de infestação de cigarrinha, apesar de estar inferior ao observado na safra anterior, segue em crescimento em algumas regiões, exigindo atenção para os cultivos.

Foto: Getty Images

Em outras localidades gaúchas, a semeadura avança de forma moderada, atingindo 95% da área projetada para a safra. A finalização da operação ocorre em ritmo mais lento devido à implantação tardia em pequenas extensões na Região Sul e na Campanha, bem como à prática de plantio em safrinha em outras regiões, em áreas atualmente ocupadas por milho, tabaco e feijão, de acordo com informações da Emater/Ascar-RS.

Essa semeadura deverá ser concluída ao longo do mês de janeiro, à medida que as áreas ocupadas por essas culturas forem liberadas para nova implantação. As condições para o enchimento dos grãos estão adequadas, principalmente devido ao predomínio de temperaturas amenas, que favorecem tanto a preservação da umidade no solo quanto a otimização do processo fotossintético das plantas.

Para a Safra 2024/2025, a Emater/RS-Ascar estima o cultivo de 748.511 hectares, e a produtividade média de 7.116 kg/ha.

Previsão para o Rio Grande do Sul nos próximos dias

Sexta-feira (27/12) de sol e tempo firme em praticamente toso o Rio Grande do Sul. Em alguns municípios do extremo sul do estado, pode chover de maneira isolada. A colheita do milho irá avançar sem maiores problemas nas áreas que já iniciaram os trabalhos.

No sábado (28/12), há condições para chuva isolada sobre parte da costa leste gaúcha do Rio Grande do Sul, especialmente em municípios do litoral gaúcho, mas sem expectativa de chuva forte. No interior do estado, predomínio de tempo firme. Nas áreas de serra, o amanhecer pode novamente ser frio e ao longo do dia não se descarta a ocorrência de chuva isolada em alguns municípios.

No domingo (29/12), pode chover de forma isolada em áreas da Campanha, região central, Grande Porto Alegre e sul gaúcho, mas as pancadas mais fortes vão se concentrar entre a região norte e a serra gaúcha.

Na segunda-feira (30/12), tempo instável no centro e norte do Rio Grande do Sul. As pancadas podem vir com raios no norte, serra gaúcha, vales, região central e na Região metropolitana de Porto Alegre.